Teatro da Cidade foi inaugurado em Salvador

No Circuito, Teatro
3 de outubro de 2015
por Genilson Coutinho
Andrea Elia_Diretora artística do Teatro da Cidade_Foto Paulo Sousa

Andrea Elia_Diretora artística do Teatro da Cidade_Foto Paulo Sousa

Na última sexta-feira (2), foi entregue à comunidade baiana o TEATRO DA CIDADE, um novo e moderno espaço de arte, cultura e entretenimento. Um projeto contemporâneo que integra o Villa Campus de Educação, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Com direção artística de Andréa Elia, o local recebeu uma cerimônia de abertura que envolveu música, teatro e poesia. O destaque foi a presença e a homenagem conferida ao ator baiano João Miguel – premiado em Cannes, com participação em peças, filmes e novelas brasileiras.

Dentre os presentes, o secretário de Educação de Salvador, Guilherme Bellintani e o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que destacaram a importância do novo equipamento para o município. Durante o evento, a cantora Ana Mametto e o multi-instrumentista Yacoce Simões trouxeram um repertório de famosas canções da MPB, além das performances dos atores Ricardo Bittencourt e Cyria Coentro, conhecidos pela atuação no grupo Los Catedrásticos.

 O TEATRO DA CIDADE, que recebeu investimentos na ordem de R$2 milhões, ocupa uma área total de 490 m² e comporta 260 espectadores em uma plateia única, além de estrutura com mecanismos cênicos de alto padrão, com destaque para a iluminação e sonorização acústica. O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de 100 m², pé direito de cinco metros, boca de cena de cinco metros, largura de 12 metros e com profundidade de seis metros. O equipamento é um espaço versátil, que permite receber peças teatrais, shows, palestras, oficinas e workshops, oferecendo ainda um foyer capacitado a receber exposições de artes visuais e lançamentos de livros.

Para comodidade do público, o local oferece vagas de estacionamento próprio, segurança e acessibilidade. Na parte interna, assentos para obesos e espaços reservados para cadeirantes, com visão clara e favorável em qualquer ponto da plateia. O backstage é formado por dois camarins. O público terá acesso à compra antecipada de bilhetes através da parceria com a empresa Compre Ingressos, referência de comodidade e segurança.

Segundo a sócia-diretora do Villa Campus de Educação, Viviane Brito, o espaço ser um novo point cultural em uma região privilegiada da cidade. “A missão de educar se amplia além das nossas famílias, contribuindo para uma nação mais afinada aos novos conceitos de educação. Salvador é uma cidade que expressa de forma natural a sua cultura, a alegria é presente nas mais variadas formas de expressão. Por isso, tivemos a ideia de batizar o local como ‘TEATRO DA CIDADE’, ratifica Viviane Brito.