TCA.NÚCLEO 2011 ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS E AUDIÇÃO DE ATORES

Sem categoria
25 de julho de 2011
por Genilson Coutinho

O TCA.Núcleo, edição 2011, abre inscrições para as oficinas que visam à qualificação e seleção dos assistentes de direção, produção, iluminação, cenário, figurino, além da audição que selecionará o elenco da montagem do Núcleo em 2011. Com o título de “Outra Tempestade”, o espetáculo terá o comando do diretor Luis Alberto Alonso, que dirigiu em Salvador, entre outros espetáculos, a peça “Branca – O Santo Inquérito” (2007) e “Os Sonhos de Segismundo” (2009), este indicado a Melhor Espetáculo do Prêmio Braskem no ano de 2009.

Entre as novidades nesta edição do TCA.NÚCLEO, está o fato de que o cenógrafo, o iluminador e o figurinista já vem indicados pelo projeto vencedor. Portanto, as oficinas formativas continuam acontecendo, mas desta vez para escolher os assistentes destes profissionais. Com relação as oficinas de direção e produção, que seleciona os respectivos assistentes em cada uma dessas áreas, e com o processo de audição dos atores, o processo transcorrerá do mesmo modo que nas outras edições.

INSCRIÇÕES – Para realizar as inscrições em qualquer uma das oficinas do TCA.NÚCLEO 2011 são necessárias fotocópias de RG e currículo artístico. Já para a Audição de Elenco, os documentos são fotocópia de RG e currículo artístico comprovado junto com atestados, certificados ou programas. Entretanto, vale ressaltar que os atores selecionados para o elenco terão que apresentar DRT de ator para efetivação da contratação. Durante a audição, os atores e atrizes deverão defender uma cena individual de sua escolha de acordo com os textos previamente disponibilizados pela produção. Os atores poderão ter acesso aos textos no ato da inscrição ou através do site do TCA.

Outra Tempestade – O projeto selecionado para este ano tem como ponto de partida o texto escrito pelas autoras Raquel Carrió e Flora Lauten (Cuba) que é uma versão do clássico “A Tempestade” de W. Shakespeare, onde através de um novo intertexto que revisita obras clássicas do dramaturgo inglês como “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “MacBeth”, “Otelo”, “O Mercador de Veneza”, cria um novo percurso narrativo para esta história. Tudo começa num barco que viaja desde o “Velho Mundo” à procura de uma “terra prometida” e naufraga nas águas litorâneas do “Novo Mundo” por causa de uma tempestade, a qual deriva nos encontros entre os protagonistas de ambos os contextos e a consequente instauração de um “outro” projeto na terra americana.

Luis Alberto Alonso – Radicado em Salvador há oito anos, o artista de origem cubana é fundador do Oco Teatro Laboratório, além de diretor artístico do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FILTE) e responsável por inúmeras publicações e traduções de teatro. Além de espetáculos cubanos nos quais atuou e dirigiu, encenou em Salvador “Branca – O Santo Inquérito” (2007), versão de O Santo Inquérito de Dias Gomes, “Cuide D´vc” (2004), “Intervenções em Preto e Branco” (2010), “Os Sonhos de Segismundo” (2009), este último indicado a Melhor Espetáculo do Prêmio Braskem 2009. Tem participado de festivais como ator, diretor e palestrante na Alemanha, Dinamarca, Itália, Grécia, Eslovênia, Polônia, Equador e Áustria. É diplomado pela Escola Nacional de Arte (ENA) de Havana, Cuba. Integrou o Instituto Superior de Arte (ISA) de Havana durante três anos e foi integrante da Primeira Companhia de Teatro de Cuba,conhecida como Teatro Buendía. Integra o grupo Internacional Ponte dos Ventos, sediado na Dinamarca, dirigido pela atriz fundadora do Odin Teatret, Iben Nagel Rasmussen. Ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como aluno especial na Escola de Teatro e atualmente cursa Língua e Literatura Inglesa na Universidade Estadual da Bahia.

Seguem abaixo as informações de datas, horários e prazos para as inscrições:

CRONOGRAMA TCA OFICINAS E AUDIÇÃO

OFICINAS DE DIREÇÃO E PRODUÇÃO

INSCRIÇÕES: De 19 a 28 de julho de 2011

PERÍODO: De 01 a 05 de agosto de 2011

HORÁRIO (DIREÇÃO): De 15:00 às 18:00h

HORÁRIO (PRODUÇÃO): De 18:00 às 21:00h

AUDIÇÃO DE ATORES

INSCRIÇÕES: de 19 de julho a 04 de agosto de 2011

PERÍODO: Entre 08 e 14 de agosto

HORÁRIO: A partir das 14:00

*Baixe aqui os textos selecionados para as audições. (Texto em Formato PDF)

OFICINAS DE ILUMINAÇÃO, CENÁRIO E FIGURINO*

 

INSCRIÇÕES: De 19 de julho a 11 de agosto de 2011

*Período e horário a definir

 

As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Produção do TCA, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (71) 3117-4881 ou pelo e-mail nucleoproducao@tca.ba.gov.br