Taiwan é o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Notícias
29 de maio de 2017
por Genilson Coutinho

O Supremo Tribunal de Taiwan anunciou que, a partir da manhã desta quarta-feira, é permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Taiwan é o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento gay.

Na sentença lida pelos juízes pode ler-se que a actual legislação em vigor na ilha Formosa – que define que o casamento tem de ser entre um homem e uma mulher – viola os direitos dos gays, lésbicas, bissexuais e pessoas transgénero.

Deste modo, o Parlamento está obrigado a alterar ou a aprovar novas leis que enquadrem o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo.

Recorde-se que a independência do Taiwan, formalmente declarada em 1949, não é reconhecida pela China, que considera o país uma província separatista e continua a reivindicar soberania sobre o território.

Ao contrário da maioria dos países asiáticos, onde tem exisitido um aumento da repressão contra homossexuais, o Taiwan é conhecido pelos valores liberais. É na ilha que acontece todos os anos uma das maiores marchas de orgulho gay do mundo.

 

Fotos:

Reuters