Notícias

SumUp e Santos entraram em campo, nesse domingo, com ação de Orgulho LGBTQIAP+

Genilson Coutinho,
28/06/2021 | 15h06

A SumUp e o Santos Futebol Clube levantaram a bandeira da diversidade neste domingo (27/6). Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a camisa do Peixe teve o logo da SumUp com as cores do arco-íris na partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão. Além disso, os nomes dos jogadores foram substituídos por palavras que representam a luta pela diversidade e pela equidade.

A ação, idealizada pela SumUp em parceria com o Santos e a Agência We, faz parte da missão da empresa de soluções financeiras para microempreendedores e profissionais autônomos de combater o preconceito e promover a diversidade e inclusão, no esporte e na sociedade como um todo.

“Ações como a que estamos fazendo com a ajuda do Santos são fundamentais para que haja uma mudança cultural: queremos que a bandeira símbolo do movimento seja bem-vinda em todos os negócios e é muito importante que essa iniciativa esteja também no esporte”, afirma Eduardo Noronha, gerente de marketing da SumUp.

Na partida, os nomes dos jogadores foram substituídos por palavras que refletem valores da comunidade LGBTQIAP+, como Orgulho, Respeito, Visibilidade, Inclusão, Liberdade, Resistência, Empatia, Luta, Amor, Justiça, Diversidade, Direitos, Pluralidade, Identidade, Equidade e Aliados.

“Aqui no Santos FC sempre vamos buscar respeito e igualdade, e essa ação em parceria com a Sumup demonstra exatamente isso: é importante darmos visibilidade a ações de inclusão e conscientização da comunidade”, afirma o presidente do Santos Futebol Clube, Andres Rueda.

“O Orgulho LGBTQIAP+ precisa estar em todos os lugares. Então, nada mais natural do que ele entrar em campo com a SumUp, no espaço mais importante da camisa do Santos”, finaliza Armando Araújo, Diretor-Executivo de Criação da Agência We.

Sobre a SumUp  

A SumUp oferece soluções financeiras para micro e pequenos negócios. Criada na Europa em 2012, a empresa possui mais de 2.500 colaboradores ao redor do mundo, 14 escritórios e operações em 34 países. No Brasil, está presente desde 2013, empregando 1.000 pessoas, sendo 60% mulheres e 24% LGBTQIAP+.

Nascida como uma empresa de maquininhas de cartão a SumUp se transformou em uma companhia de soluções completas, como banco digital, links de pagamento e empréstimos. Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira, a fim de expandir seus negócios e seguir empoderando microempreendedores do País.

Sobre o Santos FC

Fundado em 14 de abril de 1912, o Santos FC é um dos um dos brasileiros com mais conquistas na Copa Libertadores da América – tricampeão do torneio -, sendo também bicampeão mundial, octacampeão nacional e o time do Brasil mais conhecido ao redor do mundo. Por ser o único gigante do país fora das capitais de Estado, a trajetória alvinegra possui um ar de heroísmo, que culminou nos anos 60, quando a equipe atingiu o posto de melhor time do mundo. Durante sua história, passaram pelo Peixe atletas como Pelé e Neymar, que popularizaram a marca dos Meninos da Vila pela juventude dos nossos jogadores, formados pelas próprias categorias de base na maioria das vezes.

No universo virtual, o Santos possui um engajamento muito acima da média nacional. Em 2021, o Peixe já ultrapassou a marca de 45 milhões de pessoas impactadas pelas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok). Além dos números gigantescos, o Peixe também se aproxima de sua aura de ‘Meninos da Vila’ no mundo digital, possuindo uma linha de conteúdo extremamente jovem, unindo o lado informativo e sério do esporte com as brincadeiras e os assuntos do momento, dentro ou fora do futebol, sempre utilizando uma linguagem que combina com cada mídia social e conseguindo atingir até mesmo torcedores de outros clubes.

Sobre a Agência We

A agência We, dos sócios Fabio Rosinholi, Piero Motta, Roberto Campos e Marcelo Dahdal, faz parte do grupo Grupo We: maior grupo de comunicação independente do Brasil, formado pelas agências We, LVL, We Live e Superare. Com 18 anos de mercado e mais de 250 funcionários, a We ocupa hoje a sétima posição entre as principais agências do mercado, segundo o ranking do Ibope Monitor.