‘Sorria, você está sendo filmado’, de Daniel Filho : assista ao trailer

Cinema
27 de abril de 2015
por Genilson Coutinho
Elenco da comédia 'Sorria, você está sendo filmado'; a partir da esquerda: Lázaro Ramos, Roberta Rodrigues, Susana Vieira, Juliano Cazarré, Lúcio Mauro Filho, Thiago Rodrigues e Otávio Augusto (Foto: Divulgação)

Elenco da comédia ‘Sorria, você está sendo filmado’; a partir da esquerda: Lázaro Ramos, Roberta Rodrigues, Susana Vieira, Juliano Cazarré, Lúcio Mauro Filho, Thiago Rodrigues e Otávio Augusto (Foto: Divulgação)

Responsável por alguns dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional nos últimos anos (“Se eu fosse você, “A partilha”, “Chico Xavier”), o diretor Daniel Filho resolveu mudar seu método de produção em seu novo filme. A comédia de baixo orçamento “Sorria, você está sendo filmado”, que estreia no dia 7 de maio, foi rodada com uma só câmera e em plano fixo de 80 minutos. O espectador assiste a tudo como se estivesse acompanhando por uma webcam.
O elenco tem nomes como Susana Vieira, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Marcos Caruso, Juliano Cazarré, Lúcio Mauro Filho, Otávio Augusto, Thiago Rodrigues, Aramis Trindade, Kika Freira, Roberta Rodrigues e Gustavo Pereira.
O que dá partida à trama do filme é um suicídio. Isso porque este personagem que se mata deixa a webcam ligada. A partir daí, ela vai registrando vizinhos, policiais, peritos etc que circulam pelo cenário da tragédia. E ninguém sabe de nada.
“O filme expõe a cômica reação de vizinhos e outros personagens diante do cadáver – até que a descoberta da presença da câmera gera uma mudança de comportamento geral”, descreve a sinopse. A ideia é abordar também temas como “voyerismo” e “exibicionismo”. Ou, especificamente, “como o comportamento das pessoas muda à medida que descobrem que estão sendo filmadas”.

“Sorria, você está sendo filmado” é inspirado no longa “Morte de um homem nos Bálcãs” (2012), do sérvio Miroslav Momcilovic.