Sommelier da DIEB Import revela a importância dos vinhos durante a atividade física com dicas de bebidas

No Circuito
19 de abril de 2018
por Helder Azevedo

01

Praticar atividade física, cuidar-se e ainda assim garantir bons motivos para brindar com um bom vinho são práticas muitas vezes adotadas pela maioria dos esportistas, que veem no vinho uma bebida que traz muitos benefícios para a saúde – como o combate a doenças cardiovasculares, a redução de risco de desenvolver diabetes tipo 2-, e também, que a ingestão do mesmo é um verdadeiro aliado na melhoria do desempenho na prática de exercícios. Nesse embalo, a Dieb Importadora, que atua fortemente no mercado de distribuição e distribuição de bebidas, através de seu sommelier internacional, o português Pedro Luz, um dos sócios da empresa, apresenta indicações adequadas de alguns dos melhores rótulos da Dieb, para quem curte cuidar da saúde e do corpo.

Um dos fatores decisivos que explicam que o consumo moderado de vinho associado às atividades físicas surgiu através de um criterioso estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, realizada pelo pesquisador Jason Dyck, revelou que umas das propriedades do vinho, o resveratol e os flavonoides são semelhante às substâncias que recebemos durante o treino. Essa substância ainda pode ser achada em pequenas quantidades de amendoim, chocolate amargo e, claro, em uvas vermelhas. “O resveratol é um importante antioxidante presente na bebida. Mas é bom lembrar que o consumo deve ser moderado e que o vinho não é capaz de substituir a prática de exercícios”, informa Luz.

“Os vinhos são ótimos acompanhamentos para jantares ou, até mesmo para relaxar em casa, e também, para garantir uma melhor performance durante a prática esportiva, além de fazer um bem enorme à saúde”, afirma o sommelier. De acordo com a pesquisa feita, uma taça de vinho ajuda a melhorar o desempenho físico, a função cardíaca e força muscular, equivalentes à uma hora de atividades de academia. Agora, pensando em melhor orientar aos apreciadores da bebida, Pedro Luz sugere três bebidas perfeitas para os praticantes da atividade física garantirem um melhor desempenho, além de manter um estilo de vida saudável. Confira:

1. Quinta do Gradil Viosinho 2016 – Bebida com terroir da região de Lisboa, tipo branco, com grau alcoólico 13,5% e cor citrina com aromas limpos. Viosinho combina com aves brancas, peixes grelhados e saladas ricas, devendo ser consumido à temperatura de 10ºC.

2. Quinta do Gradil Tannat 2015 – Fortemente marcado pelas castas Tannat (85%) e Touriga Nacional (15%), a bebida tem grau alcoólico de 14,5% e harmoniza muito bem com carne vermelha, assados e barbecue ou qualquer queijo forte. Melhor consumir à temperatura de 16ºC, em copo de pé salto.

3. Viapiana Barricas Selecionadas Lote 1 (Safra 2011/2012) –  Oriunda da região do Rio Grande do Sul, em Altos dos Montes, em Flores da Cunha, o rótulo é elegante, feito com Merlot, Cabernet e Marselon. O aroma exala frutas negras, coco queimado e especiarias e traz grau alcoólico de 13,5%. Perfeito se combinado com carne grelhada, massa com molho estruturado e Menarosto Florense.