Solar Ferrão promove Roda de Conversa com fotógrafos da mostra Lunar

Sem categoria
22 de julho de 2013
por Genilson Coutinho

Mostra Lunar – Obras de Ivã Coelho – Foto Genilson Coutinho

O Solar Ferrão recebe, na próxima quarta-feira (24), às 15h, uma Roda de Conversa que contará com a participação de parte dos fotógrafos que compõem a exposição Lunar – Fotografia na Bahia Agora. Dentre os assuntos debatidos durante a atividade, figuram a visão dos artistas sobre a fotografia na Bahia, o discurso transmitido pela exposição e o que os expositores pretendiam expressar por meio das imagens que a compõem. O bate-papo integra a programação educativa da mostra, realizada em parceria e com curadoria do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Participam do evento os fotógrafos Bianca Portugal, Ivã Coelho, Lia Cunha e Nicolas Soares. O evento é gratuito.

Bianca Portugal é graduada em Artes Visuais e trabalha principalmente com fotografia analógica, seus processos experimentais e históricos, investigando a relação entre fotógrafo-câmera-imagem captada. Partindo de uma linguagem mista de fotografia, desenho, gravura e performance, Lia Cunha desenvolve projetos de arte colaborativa e interferência ambiental. Ivã Coelho é formado em Direito e tenta alicerçar seus trabalhos fotográficos em questões diuturnas através de diálogos com as vertentes visuais contemporâneas e com as artes literárias e filosóficas. Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Nicolas Soares pesquisa sobre a abordagem do íntimo e os processos criativos na fotografia contemporânea.
Lunar reúne obras de fotógrafos que pensam seus registros a partir da experiência e da perspectiva baiana, ampliando o olhar para além do real e do que é considerado normal sobre a Bahia. Integrantes de uma nova geração de fotógrafos baianos participam da exposição, que conta com obras de Alex Oliveira, Bianca Portugal, Fernanda Sanjuan, Ivã Coelho, Karla Rubia, Lia Cunha, Nicolas Soares, Patrícia Almeida, Rogério Ferrari, Sabrina Pestana e Valeria Simões. Os artistas utilizaram técnicas digitais, analógicas, bem como outros meios como Polaroid e pinhole, para apresentar a fotografia como arte contemporânea, que vai além do registro da imagem e se torna documento histórico que reflete as impressões da sociedade. A Galeria Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho. O espaço recebe visitantes de terça a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Serviço:
O que: Roda de conversa com fotógrafos da mostra Lunar
Onde: Galeria Solar Ferrão, Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho.
Quando: 24 de julho, às 15h.
Realização: Solar Ferrão/MAM-BA/DIMUS/IPAC/SECULT-BA
Gratuito