Solar Boa Vista terá programação no mês de Combate à Homofobia

Comportamento, Social
11 de maio de 2015
por Genilson Coutinho
Exibição do Documentário "Atrás dos Olhos", dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo  no dia(12)

Exibição do Documentário “Atrás dos Olhos”, dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo no dia(12)

Como parte da programação do Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço – ação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) -, o Cine Teatro Solar Boa Vista realiza a 3ª edição da  Semana Solar de Combate à Homofobia, entre os dias 12 e 16 de maio, no Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas. O projeto é uma iniciativa do Solar Boa Vista –  um dos 17 espaços culturais da SecultBA – e conta com a parceria da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) e do Coletivo Kiu!.

A Semana SOLAR de Combate à Homofobia tem como mote o 17 de maio, dia Internacional de Combate à Homofobia. Assim, programação realizada será composta por atividades que provoquem a reflexão e discussão sobre homofobia, lesbofobia, transfobia, além da diversidade sexual.

Iniciando a programação, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), através do projeto CPCV Especial, exibe no dia 12, a partir das 19h30, o documentário “Atrás dos Olhos”, dirigido por Fábio Fernandes e André Araújo, que participam de um bate-papo após a sessão. A entrada é gratuita e o filme tem classificação de 12 anos.

Já no dia 14 de maio, o Solar realiza uma roda de conversa com a temática“Lesbianidades e Negritudes”, trazendo vivências de mulheres lésbicas e negras e as implicações na produção de discursos e lugares sociais, ao mesmo tempo em que estes podem resultar em tensões e preconceitos.

No último dia da programação especial, 16, acontece o Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade, das 13h às 23h. O evento é uma parceria do Núcleo de Políticas para LGBTT’s (SJDHDS) com o Solar Boa Vista. “Essa parceria tem sido muito importante para nós, pois pensamos o evento como uma tentativa de voltar o olhar do público para a arte, dialogando com as demandas LGBTT para, depois desse momento, buscar construir políticas públicas cada vez mais sólidas junto com o Estado”, conta o coordenador do Núcleo, Vinicius Alves.

O Minicircuito contará ainda com rodas de diálogos temáticos, que discutirão questões de gênero, sexualidade, políticas públicas LGBTT; workshops de maquiagem Drag Queen e King; intervenção visual com o Grafitti pela Diversidade, apresentado pelo Ateliê Aberto, com Luiz Pablo e Chermie Ferreira; e a performance “Bicha também Pixa”, com Misael Franco; além de uma Feira dos Direitos Humanos, com stands de serviços voltados para o público LGBTT, exposição de artesanato, moda, artes visuais, gastronomia, com a equipe da Cafofeira. Na área externa do Solar acontece o Baba no Brejo, partida de futebol entre times femininos, e o Isoporzão da Sapatão, ação de socialização de mulheres lésbicas, bissexuais e trans, realizado pelo Coletivo Kiu!.

Fechando a programação, será realizada a abertura oficial do Maio da Diversidade, projeto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que acontece no mesmo dia 16, a partir das 18h30, com entrada gratuita e conta também com a apresentação do Cabaret Lacração.

 Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço – No mês em que se comemora o Dia de Combate à Homofobia – 17 de maio – a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Diretoria de Espaços Culturais, lança a campanha Mês da Diversidade #OcupeSeuEspaço, que  tem como objetivo divulgar todas as ações de seus Espaços Culturais que trabalhem com a temática da diversidade.

Serviço

O quê: Semana do Solar de Combate à Homofobia + Minicircuito dos Direitos Humanos pela Diversidade

Local: Cine Teatro Solar Boa Vista, localizado no Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas

Quando: 12 a 16 de Maio

Quanto: Gratuito