Comportamento

Sobre ‘Mi Mi Mi’: racismo é tema de evento realizado pela UNIFACS

Genilson Coutinho,
16/04/2021 | 21h04

Após as discussões trazidas pelo programa Big Brother Brasil, que chamaram atenção nacional quanto a questões relacionadas ao racismo, o Comitê de Diversidade da UNIFACS, percebeu que seria uma oportunidade de trazer o assunto para discussão entre alunos da instituição. A partir dessa ideia surgiu o evento “Sobre Mi Mi Mi: Racismo recreativo e o privilégio branco sob a perspectiva socioeducativa”, que acontece na próxima segunda, 19 de abril.  

O evento que conta também com uma iniciativa conjunta dos cursos de Pedagogia, Serviço Social, Gestão de RH e pós-graduação em Educação, também integra o plano ação dos cursos para discutir temas transversais na formação dos profissionais, além de compor as discussões abordadas no ENADE, para os alunos de graduação.   

Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, Gestão de RH e pós em Educação da UNIFACS, professor Antônio Gouveia, é sempre necessário fomentar discussões sobre este tema na Universidade, pois a educação tem papel fundamental na formação de valores e na conscientização dos sujeitos para o respeito e entendimento sobre as diferenças. “Nosso papel é promover cenários eminentemente inclusivos e acolhedores para todos”, completa Gouveia.   

Antônio Gouveia será um dos mediadores do bate-papo em conjunto com a coordenadora do curso de serviço social e membro do Comitê da Diversidade, prof. Suzana Coelho.  O evento também contará com a participação dos militantes: a influenciadora digital e chef, Lili Almeida, o prof. Walter Oliveira Pinto Junior e a assistente social, Janaína Candeia, egressa da universidade.   

Para professora Suzana, as salas de aulas são termômetros muito legais do que está acontecendo no mundo. “Nós chegamos e, vemos pelas conversas, o que têm chamado mais atenção dos alunos. Seja em um filme, série, uma matéria do jornal. E com o Big Brother não podia ser diferente. Então resolvemos aproveitar para trazer as discussões trazidas pelo caso para um espaço coletivo”, explica a professora Suzana. Ela ainda explica que além de abordar o racismo estrutural, outro assunto na pauta do evento é o termo “mimimi”, termo que muitas vezes acompanha discussões sociais.