Opinião

Smack! Por Rodrigo Almeida

Rodrigo Almeida,
19/09/2011 | 00h09

Viado, bicha, fresco, afeminado, pederasta, baitola, gazela, frutinha, bambi, fruta, boneca aff! São tantos os termos usados para “adjetivar” a homossexualidade que fico até perdido.

Adjetivos variados que tem como objetivo brincar, tripudiar, desfazer e pejorizar os homossexuais são utilizados por homofóbicos, desinformados(as), informados(as), simpatizantes e gays.

Isso mesmo! Os gays carinhosamente (ou não) se tratam com termos utilizados por homofóbicos para ofendê-los.

Não me sooa confortável quando ouço alguém brincar referindo-se a outrem por boneca, bambi, barbie ou uma dessas nomenclaturas citadas acima. Por mais leve que possa parecer ou por mais bem intencionado que esteja o locutor, percebo neste momento o preconceito sutil de quem se sente engraçado no momento da pronúncia ou moderno demais a ponto de estar a vontade.

A sociedade é naturalmente preconceituosa. Desacreditar na discriminação é tolice. Por mais que eu, você, ou alguns outros não tenham “sentido” a experiência do preconceito, sua inerência grita em nossa cara.

Cito aqui um texto de Leila Cordeiro que penso ser maravilhoso: “O preconceito é a verdade mais renegada da humanidade. As pessoas são preconceituosas mas não admitem. Social, racial ou sexual, o preconceito povoa o dia a dia de famílias e organizações. Ele invade a vaidade humana e a afasta do ser diferente. Ou seja, na teoria todo mundo aceita o “politicamente correto”, mas na prática não é bem assim: quem não se enquadra numa pretensa “normalidade” fatalmente será vítima do preconceito.”

Sugiro a todos os leitores a análise do que digo. Em alguns momento pode parecer exagero, em outros um reforço, mas fatalmente precisamos estar atentos para não assumirmos posturas de “pobres coitados”, mas tampouco tenho a paciência para aceitar limitações alheias.

“O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se – basta a simples reflexão.” Machado de Assis

Por

Rodrigo Almeida –  Colunista Social

Pesquisador apaixonado por Relações Humanas, Relações Públicas, Comunicação Digital, Inteligência, Redes Sociais, Conhecimento de Causa, Humildade, Educação, Discernimento, Coragem, Elegância entre tantas outras coisas… Diz aí o que você pensa sobre isso. Vamos conversar sobre o mundo!

Twitter: @almeida021 / Blog – minhacomunicacao.blogspot.com