Smack! Por Rodrigo Almeida

Opinião
19 de setembro de 2011
por Rodrigo Almeida

Viado, bicha, fresco, afeminado, pederasta, baitola, gazela, frutinha, bambi, fruta, boneca aff! São tantos os termos usados para “adjetivar” a homossexualidade que fico até perdido.

Adjetivos variados que tem como objetivo brincar, tripudiar, desfazer e pejorizar os homossexuais são utilizados por homofóbicos, desinformados(as), informados(as), simpatizantes e gays.

Isso mesmo! Os gays carinhosamente (ou não) se tratam com termos utilizados por homofóbicos para ofendê-los.

Não me sooa confortável quando ouço alguém brincar referindo-se a outrem por boneca, bambi, barbie ou uma dessas nomenclaturas citadas acima. Por mais leve que possa parecer ou por mais bem intencionado que esteja o locutor, percebo neste momento o preconceito sutil de quem se sente engraçado no momento da pronúncia ou moderno demais a ponto de estar a vontade.

A sociedade é naturalmente preconceituosa. Desacreditar na discriminação é tolice. Por mais que eu, você, ou alguns outros não tenham “sentido” a experiência do preconceito, sua inerência grita em nossa cara.

Cito aqui um texto de Leila Cordeiro que penso ser maravilhoso: “O preconceito é a verdade mais renegada da humanidade. As pessoas são preconceituosas mas não admitem. Social, racial ou sexual, o preconceito povoa o dia a dia de famílias e organizações. Ele invade a vaidade humana e a afasta do ser diferente. Ou seja, na teoria todo mundo aceita o “politicamente correto”, mas na prática não é bem assim: quem não se enquadra numa pretensa “normalidade” fatalmente será vítima do preconceito.”

Sugiro a todos os leitores a análise do que digo. Em alguns momento pode parecer exagero, em outros um reforço, mas fatalmente precisamos estar atentos para não assumirmos posturas de “pobres coitados”, mas tampouco tenho a paciência para aceitar limitações alheias.

“O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se – basta a simples reflexão.” Machado de Assis

Por

Rodrigo Almeida –  Colunista Social

Pesquisador apaixonado por Relações Humanas, Relações Públicas, Comunicação Digital, Inteligência, Redes Sociais, Conhecimento de Causa, Humildade, Educação, Discernimento, Coragem, Elegância entre tantas outras coisas… Diz aí o que você pensa sobre isso. Vamos conversar sobre o mundo!

Twitter: @almeida021 / Blog – minhacomunicacao.blogspot.com