Notícias

SJDHDS e PrePara Salvador discutem parceria em projeto piloto

Genilson Coutinho,
31/10/2019 | 13h10
Uma reunião na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) discutiu a participação do PrePara Salvador num novo projeto piloto que a SJDHDS está desenvolvendo para as comunidades do Boqueirão/Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos, Beiru/Arenoso e Plataforma. O PrePara Salvador atua na prevenção do vírus do HIV a partir da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), estratégia de saúde que tem sido usada e recomendada em diversos países, entre eles o Brasil.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e os coordenadores do projeto piloto, Rubens Santiago e Caruso Costa, apresentaram um panorama do projeto piloto e quais os objetivos que pretendem ser alcançados. A ideia da nova ação é levar a gama de serviços de cidadania e a promoção de direitos humanos e sociais para comunidades que sofrem com vulnerabilidade extrema em Salvador.
“Nosso intenção é alcançar o público, especialmente o mais jovem, que está numa situação de vulnerabilidade muito grande. O nosso público está fora da escola, fora dos serviços oferecidos pelo Estado e pelo município, sem qualquer apoio do ponto de vista da cidadania”, pontuou o secretário, que ressaltou a interface do PrePara Salvador com a juventude.
Para a coordenadora do projeto, a pesquisadora Inês Dourado, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, “a parceria é possível e a ideia de alcançar um novo público, especialmente o público LGBT de comunidades com alta vulnerabilidade, é muito importante para o nosso projeto”. A professora estava acompanhada do professor Laio Magno, da Uneb, que também integra o projeto.
Realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em parceria com diversas entidades, o projeto conta com 30 profissionais que fazem o acompanhamento de 74 jovens que fazem uso na PrEP na capital baiana. Além de Salvador, o projeto também está presente em São Paulo e Belo Horizonte. A meta é atingir 400 jovens até o final de 2020. O projeto conta com financiamento da agência Unitaid e o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Fortalecimento do Casarão da Diversidade
Ainda no encontro,o secretário Carlos Martins reforçou a importância da divulgação de dados e resultados das diferentes ações realizadas no Casarão da Diversidade para mostrar à sociedade a importância do equipamento para toda a Bahia.
A pró-reitora de Ações Afirmativas da Uneb, Amélia Maraux, também participou do encontro e avaliou positivamente o trabalho do Casarão da Diversidade, ressaltando a necessidade de fortalecimento e potencialização das ações desenvolvidas no local.
O Casarão da Diversidade é um equipamento da SJDHDS inaugurado em 2018. No local funcionam a Coordenação LGBT da SJDHDS, o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, o PrePara Salvador e a Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Localizado na Rua do Tijolo, nº 8, no Pelourinho, o espaço está aberto para receber denúncias, visitas e realizar o acolhimento da população LGBT.