SJDHDS apoia piquenique para famílias LGBT

Genilson Coutinho,
16/05/2022 | 22h05
Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional das Famílias, foi realizado, neste domingo (15), o “Piquenique de Todas as Famílias”, no Dique do Tororó, em Salvador. A atividade foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e contou com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SHDHDS). 
A atividade promoveu um dia de lazer e integração entre as famílias de pessoas LGBTQIA+. Além de trazer visibilidade, para reforçar que não existe apenas um modelo familiar, e que a sociedade precisa abranger todas as formas de laços afetivos existentes. 

A SJDHDS participou da organização do evento por meio da Superintendência de Direitos Humanos, disponibilizando o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Pessoas LGBT (CPDD-LGBT), que assegurou a articulação com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), com a Embasa e a Polícia Militar, para garantir a estrutura e a segurança da atividade.

O coordenador de Políticas LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo, esteve presente no evento e destacou a importância de ações como essa.

“Esse piquenique reforçou uma mensagem que sempre tentamos apresentar à sociedade enquanto pessoas LGBT. O combustível contra a violência é o afeto, o amor, e o apoio da família é fundamental para o enfrentamento ao preconceito. O conceito de família baseia-se no respeito e comunhão de vida”, afirmou.

“Essa ação também explanou a importância dos movimentos sociais, que existem diversos coletivos e estão à disposição para conversar com mães e pais de pessoas LGBTS, levando informação, acolhimento, com objetivo de promover a consolidação de melhores relações entre familiares e LGBT, trazendo mensagens de respeito, aceitação, acolhimento e igualdade”, completou o coordenador.

A ação buscou estimular práticas saudáveis de convivência, assim como fortalecer a diversidade, com gestos de afeto entre as pessoas do núcleo familiar. A programação envolveu práticas lúdicas, apresentações artísticas, disponibilização de lanches, kits de prevenção de DSTs e brindes para os participantes.

“Quando a gente fala em família, não podemos nos limitar ao laço sanguíneo, ela deve ser conquistada através do coração e do afeto. O evento nos trouxe uma lição pra vida”, pontuou o assessor técnico da Coordenação de Políticas LGBT da SJDHDS, Silvio Lacerda.

Ainda colaboraram com a ação, as entidades IBCM, Mães do Arco Íris, Instituição Família Telêmaco, Projeto Libertar, FOCAS, Grupo Divas de Batom, Site Dois Terços, Aliança LGBTQIA+, Mães da Resistência, Famílias pela Diversidade, Torcida LGBTricolor, SPMJ, SEMPRE, Ruas do Lazer, Transalvador, Limpurb e SindiPetro.