Site Dois Terços integra Comitê Gestor da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz da Unifacs

Notícias
18 de abril de 2017
por Genilson Coutinho

Genilson_coutinho (264)

O Site Dois Terços fará parte do Comitê criado pela Universidade Salvador para gerenciar questões ligadas a diversidade, direitos humanos e cultura da paz. Essa parceria teve inicio na noite da última  segunda-feira (17), com a realização do I Seminário da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz, que aconteceu no Campus Tancredo Neves (CTN).

Genilson_coutinho (262)

Para Genilson Coutinho, editor-chefe do site Dois Terços, que é também ex-aluno e ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da instituição, a criação desse comitê é também um reflexo do movimento estudantil e dos novos olhares da universidade e dos estudantes. “Estou muito feliz em saber que todos os debates promovidos pelo movimento estudantil hoje se transformam em algo concreto para todos os estudantes da Unifacs. Isso é maravilhoso, pois prova que as lutas jamais são em vão. Já havia a conquista do uso do nome social pela comunidade trans e hoje vamos ter mais essa mudança positiva oficializada”.

Genilson_coutinho (352)

Coutinho fala ainda sobre o nascimento do site que se tornou um dos maiores veículos ativistas das causas LGBT na Bahia. “O Dois Terços nasceu há 8 anos, dentro dos muros desta instituição, e se espalhou por nossa cidade. Isso para nos é um ganho sem tamanho, pois todos os debates, palestras, campanhas em prol do movimento LGBT são um trabalho de formiguinha. E aqui dentro como lá fora, sempre pudemos contar com o apoio da professora Beth Dantas, uma grande aliada dos direitos humanos”, destaca.

Selo da Diversidade – Na abertura do evento de logo mais, acontece a Cerimônia de Assinatura dos Convênios e Lançamento do Selo da Diversidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Secretaria Municipal da Reparação, firmando o Acordo de Cooperação Técnica com as instituições parceiras que atuarão junto com o Comitê da universidade.

Genilson_coutinho (403)

O Selo da Diversidade será entregue à UNIFACS pelo Excelentíssimo Sr. Prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto e pela Secretária Municipal da Reparação, Sra. Ivete Sacramento. Estarão presentes o Chanceler da UNIFACS, Prof. Manoel Joaquim de Barros Sobrinho; a Reitora da UNIFACS, Profa. Marcia Barros; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Comunitária da UNIFACS, Profa. Carolina Spínola.

Membros do Comitê Gestor da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz da UNIFACS também estão entre os confirmados, além dos representantes da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRAS; Grupo Gay da Bahia – GGB; Site Dois Terços; Grupo Quimbanda Dudu – Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Cidadania de Afrodescendentes; Universidade da Paz – UNIPAZ; Famílias Pela Diversidade; Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Programação do primeiro Seminário

Dia 18 – Salvador

9:00 – 12:00

Mesa : Direitos Humanos e Diversidade Religiosa

Mediadora: Profa. Suzana Coelho/ Prof. José Menezes

Convidados:

Edmundo Reis – Promotor de Justiça do Ministério Público – Direitos Humanos e Sistema Prisional

Marlon Marcos – Antropólogo, Poeta e especialista em Diversidade Religiosa e Direitos Humanos

19:00- 21:30

Mesa : Diversidade  de Gênero,  Etnia e Cultura da Paz

Mediadora: Profa. Elizabeth Dantas

Convidados:

Diretora da Unipaz: Profa. Maria Virginia de Salles Garcez

Grupo Quimbanda Dudu/ Grupo Gay da Bahia – Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Cidadania de Afrodescendentes: Prof. Marcelo Ferreira de Cerqueira

Famílias Pela Diversidade: Inês Silva

Dois Terços – Genilson Coutinho

Dia 20 – feira de Santana

9:30- 12:30

Mesa : Diversidade  de Gênero,  Etnia e Cultura da Paz

Mediadora: Profa. Elizabeth Dantas

Convidados:

Diretora da Unipaz: Profa. Maria Virginia de Salles Garcez

Grupo Quimbanda Dudu/ Grupo Gay da Bahia – Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Cidadania de Afrodescendentes: Prof. Marcelo Ferreira de Cerqueira

Famílias Pela Diversidade: Inês Silva

Dois Terços – Genilson Coutinho

Veja galeria de fotos.