Shopping promove 5º ediçaõ do Prêmio Barra Mulher

Sem categoria
6 de março de 2014
por Genilson Coutinho

Entre muitas especialidades, o talento profissional das mulheres vem modificando dogmas. Em busca constante por uma posição nos cenários social, político e econômico, as mulheres são fortes, guerreiras, determinadas e já conquistaram seu lugar no mercado de trabalho. Na vida pessoal, acumulam funções de mãe, esposa e dona de casa. Quem disse que mulher é um sexo frágil? Com o objetivo de valorizar e reconhecer os talentos femininos que se destacaram na Bahia em diversas áreas de atuação, o Shopping Barra promove, em sua quinta edição, o tradicional e esperado Prêmio Barra Mulher, que terá como tema “Mulheres que promovem a felicidade”.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Prêmio homenageia dez nomes de destaque na Bahia, escolhidos por um júri qualificado composto por formadores de opinião. A festa de premiação acontecerá na próxima terça, dia 11 de março, durante um coquetel para convidados. No dia 12, será aberta ao público a exposição que conta um pouco da trajetória de vida de cada uma das premiadas. A mostra ficará até o dia 23, na Praça Central.

Nos últimos quatro anos, mulheres que têm o talento de fazer acontecer e que representam muito bem outras milhares de baianas que merecem reconhecimento já foram homenageadas pelo Prêmio. Entre elas, estão exemplos de vencedoras como Luislinda Valois, Licia Fabio, Lise Weckerle, Eliane Kruschewsky, Eliana Kertész, Rita Tourinho, Patrícia Nobre, Eliana Calmon, Luciana Galeão, Rita Batista, Miryam Fraga, Nubia Mendonça e Marla Cruz.

“As mulheres de hoje não apenas conquistam papéis sociais como também têm o mérito de se destacar em muitos deles, conferindo visão e atuação que fazem a diferença”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito.
Eu gosto de ser mulher. Sonhar, arder de amor, desde que sou uma menina. Essa música do poeta Antônio Cícero e eternizada na voz de Maria Bethânia diz muito sobre o que a jornalista Rita Batista, uma das vencedoras da 3ª edição do Prêmio, em 2012, acredita ser um privilégio nascer sob a égide do sexo feminino. “Ao longo dos séculos conseguimos romper as barreiras do preconceito, machismo e sexismo, avançando na luta por uma sociedade inclusiva, que sonha com a equidade e o empoderamento cidadão. Quando um órgão ou instituição reconhece o valor dessas causas, eu fico ainda mais estimulada: primeiro, por perceber que a luta não acabou e segundo, por entender que não podemos nos furtar a nenhuma batalha”, afirma Rita.

A desembargadora Luislinda Valois, vencedora da 1ª edição, em 2010, fala sobre a conquista do Prêmio. “Esse Prêmio é de uma importância muito grande para nós mulheres, um verdadeiro marco na Bahia. Nenhum outro shopping promoveu um evento dessa envergadura, que reconhece que a mulher tem um papel preponderante em todas as áreas que atua. Estamos aqui não para competir com os homens, mas para mostrar que conquistamos o nosso espaço e estamos juntos nessa luta”, afirma.

Na opinião da estilista Luciana Galeão, homenageada em 2011, ter sido contemplada com o Prêmio foi um sinal de que o seu trabalho estava no caminho certo. “O Prêmio me mostrou que o meu trabalho estava dando certo e sendo visto pelas pessoas e que, acima de tudo, estava fazendo o bem e contribuindo com o meu papel na sociedade”, revela Luciana que fez o seu primeiro desfile no Barra, em 1999, e foi revelada no Concurso Novos Talentos.

Fazem parte dos jurados Antoine Tawil, Antonio Caramelo, Bel Borba, Fernando Guerreiro, Iolanda Rattmann, Isaac Edington, João Gomes, Licia Fabio, Lise Weckerle, Luislinda Valois, Patrícia Nobre, Rafaela Meccia, Geraldo Cordeiro, Rosemma Burlacchini Maluf, Sidney Quintela e Vera Rocha.