Shopping da Bahia recebe todas as vaquinhas da CowParade Brasil em novembro

Arte e Exposições, No Circuito
12 de novembro de 2019
por Genilson Coutinho

Após marcarem presença pelos principais espaços de Salvador, as vaquinhas do CowParade Brasil, maior evento de arte urbana do mundo, estão reunidas numa única exposição no Shopping da Bahia. Elas ficarão expostas nos corredores do shopping até o dia 20 de novembro.

 Quem for ao centro de compras – que é o patrocinador local da iniciativa –, poderá conferir todas as 60 esculturas que estiveram à mostra em pontos turísticos, praças, parques, estações de metrô, aeroporto, entre outros espaços.

 Nas últimas semanas, o centro de compras hospedou duas vaquinhas participantes da mostra. Uma assinada pela artista Alessandra Menezes com o tema “O que é que a Bahia tem?” e outra pintada por Pedrinho da Rocha, com o mote “Cowpoeira”.

 Além dessas, o Shopping da Bahia disponibilizou ao público duas vaquinhas em outros dois pontos da cidade. Uma na estação da Lapa, com o tema “Minossa” e assinatura de Miranda Studio. Outra na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, trazendo o conceito “Sob o sol de Salvador”, pelo olhar do artista Menelaw Sete.

 CowParade

Além de espalhar alegria, irreverência e beleza pela cidade, as vaquinhas pintadas por artistas baianos serão posteriormente leiloadas, com o valor arrecadado doado para instituições beneficentes e projetos sociais.

 A CowParade acontece há mais de 20 anos ao redor do mundo e, no Brasil, chega esse ano à sua 13ª edição, tendo passado por diferentes cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará. O objetivo é colorir as cidades, valorizar a cultura regional e democratizar o acesso à arte. Salvador está recebendo a exposição pela primeira vez em 2019.

 No país, essa intervenção artística já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social como Fundação ABRINQ, Fundação Gol de Letra, SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social (BH), Rio Inclui (RJ), AVAO – Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (PA), entre outras.