Shopping da Bahia lança festival gastronômico e livro com memórias de Zélia Gattai

Gastronomia, No Circuito
10 de abril de 2018
por Genilson Coutinho

Comida. Afeto. Cultura. Esses são três pilares escolhidos pelo Shopping da Bahia para a estreia de um novo projeto. O Festival Gastronômico Shopping da Bahia chega em 2018 com uma bela homenagem a uma das grandes representantes da cultura baiana: Zélia Gattai.

 A partir do dia 13/04, seis restaurantes do empreendimento estarão com novos pratos no seu cardápio homenageando a escritora baiana que amava cozinha e entendia a gastronomia como um traço cultural do povo da Bahia.

 “Estamos muito felizes de fazermos essa homenagem a Zélia. Nossa relação com a família Amado e o legado de Zélia e Jorge é histórica. Celebramos os dois sempre que podemos, apoiamos desde o início da Fundação Casa de Jorge Amado e queremos manter viva a chama do trabalho realizado por Zélia”, comenta Mayara Diniz, gerente de marketing do empreendimento.

 Além de ser a homenageada pelos chefs dos restaurantes, o Shopping da Bahia vai rebatizar com o nome de Zélia Gattai a alameda gourmet, que reúne operações gastronômicas como o Oliva, o Paris 6 e a sorveteria San Paolo.

 “Jorge Amado dá nome a nossa praça central no primeiro piso. Agora é a vez de Zélia ser homenageada, no terceiro piso, fazendo nossos clientes lembrarem que aqui é um espaço para cultivar a boa mesa, os encontros e celebrar as delícias preparadas pelos chefs que atuam aqui no Shopping da Bahia”, explica Mayara.

 A gastronomia vem ganhando força no mix do Shopping da Bahia nos últimos anos, com a chegada do Oliva, reinauguração do Mariposa e do Shiro, em novos locais e o lançamento do primeiro Paris 6 do Norte Nordeste, que se juntaram ao Pereira e ao Outback para compor o cardápio de opções oferecido aos clientes do empreendimento.

 “Os restaurantes são um grande atrativo de público, uma opção para as famílias, além de ajudar no dia a dia de quem trabalha na região do Shopping da Bahia. Queremos muito que essas novidades deliciosas entrem na rotina do nosso cliente, ampliando nossa relação com os baianos”, lembra Fernando Cairo, superintendente do SDB, que ressalta ainda a chegada da Pizza Hut e Mr. Cheney ao shopping e assegura que novas operações de alimentação já estão sendo negociadas para o local.

 PARA COMER COM OS OLHOS

Durante os dias 13/04 e 13/05, o Festival Gastronômico Shopping da Bahia vai oferecer aos clientes seis pratos especialmente criados para homenagear Zélia Gattai. Oliva, Shiro, Pereira Café, Outback, Mariposa e o Paris 6 estarão participando com pratos especiais no valor de R$ 39,00.

 “Nossa ideia é calendarizar o Festival Gastronômico transformando o mês de abril no mês da gastronomia do Shopping da Bahia. A cada ano vamos homenagear uma figura importante da nossa história, reforçando assim o nosso posicionamento no coração dos baianos”, explica Mayara.

 Durante o período do festival, os clientes vão receber uma espécie de cartão fidelidade, que poderá ser preenchido com adesivos cada vez que o cliente escolher um dos pratos participantes. Quem consumir quatro pratos diferentes entre os seis participantes do Festival vai ganhar um presente exclusivo e inesquecível. Um livro de arte, reunindo anotações, receitas, recortes, fotos e memórias de Zélia Gattai e sua relação com a comida, que foi editado com a valiosa curadoria de Maria João Amado, neta de Jorge e Zélia.

 O livro “Memórias de Sabores de Zélia Gattai” é resultado de uma intensa pesquisa feita no acervo da Família Amado mostrando a relação de Zélia com a gastronomia e o quanto a comida fez parte de momentos importantes na história de um dos casais mais emblemáticos da cultura brasileira.

 “Este não é um livro de culinária comum, tampouco o livro com as receitas de minha avó Zélia. Aquelas, ela sabia de cor e não as deixou escritas, ficaram registradas apenas na memória dos que tiveram a sorte de se deliciar com elas. O que você vai encontrar aqui é um catado que fala de amizade e carinho, atributos que d. Zélia fazia questão de cultivar por onde quer que andasse”, assim escreveu Maria João Amado, neta de Zélia, no prefácio do livro.

 CONHEÇA OS PRATOS DO FESTIVAL GASTRONÔMICO:

 – Mariposa

 Salmão na crosta de Salsa com castanha de caju, purê de banana da terra com gengibre, arroz de coco e banana da terra grelhada.

Tempero: Salsa

 – Shiro

Filé de tilápia ao molho de champignon com purê de batata-doce e açafrão.

Tempero: Açafrão.

 – Outback

Hambúrguer sério com 200g de carne, queijo, picles, tomate e cebola. Se preferir, peça com bacon também. Acompanha fritas e maionese ou mostarda, no melhor estilo Mad Max.

Tempero: Alho

 – Pereira Café

Arroz a frutos do mar (camarão, lula, polvo), apimentado.

Tempero: Pimenta-malagueta

 – Paris 6

Delicioso filé de pescada à húngara em creme de páprica com batatas cozidas

Tempero: Páprica

 – Oliva Gourmet

Tortelli de Camarão com bisque de dendê

Tempero: Fruto do Dendê