Sexta edição do Zona Mundi mistura música e arte em Salvador; confira a programação

Música, No Circuito
8 de novembro de 2018
por Genilson Coutinho

As novas tendências musicais e suas convergências com diferentes linguagens artísticas serão apresentadas na próxima edição do já consagrado Zona Mundi (ZM) – Circuito Internacional Eletrônico de Som e Imagem. Com objetivo de ampliar as perspectivas de intercâmbio artístico com a participação de nomes internacionais, o projeto, que chega a sua sexta edição, acontecerá em três dias consecutivos, de 16 a 18 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM) e na Sala de Arte / Cinema do Museu Geológico (Corredor da Vitória). Com realização da Maquinário Produções, o Festival conta com patrocínio da Ergotrans, da Oi, através do Oi Futuro, e do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.

Com uma programação criteriosa que busca o diálogo entre música, vídeo e as artes eletrônica e digital, esta edição do ZM contará com seis mostras musicais, quatro intervenções visuais, duas performances interativas, uma sessão de vídeo-arte e quatro palestras participadas. O projeto curatorial visa criar um ambiente imersivo, expandido, de convergências entre linguagens artísticas. “Para esta edição buscamos inserir na grade artística outras etnias. A música ainda é o principal mobilizador, mas a ideia é que cada vez mais se dilua e se torne mais híbrido”, conta Vince de Mira, curador do projeto e diretor da Maquinário Produções.

No sábado (17), o Zona recebe os shows da RadioMundi, Nikima apresenta AUSS & AUSS, o duo colombiano da Ácido Pantera – que se apresentam pela  primeira vez no Brasil, e baiana radicada em São Paulo, Xênia França. Já no domingo (18), é a vez d“embaixador do hip hop haitiano” e canadense Vox Sambou, RadioMundi, Muntchako e ATTOOXXA.

Eixos temáticos

Este ano, as ações do Zona Mundi serão divididas por eixos temáticos, o ZonaLab, com o cine expandido e mesas temáticas, e o Zona Integrada, com apresentações artistas e feira criativa.

Na sexta-feira (16) acontece o Cine Expandido acontece no Cinema do Museu, uma sessão de 60 minutos com 12 inter-vídeos de vídeo-artistas, convocados por chamada pública. Estes filmes foram selecionados pelo curador do projeto em parceria com a CECULT/ UFRB (Universidade Federal do Recôncavo). Após a mostra, será realizado uma mesa redonda reunindo três dos vídeo-artistas participantes para discutir os processos criativos de cada realização contando com a participação do público.

Ainda no cinema, vai acontecer uma série de mesas temáticas voltadas a discutir assuntos como os “Elos Latinos na música“, onde os músicos da Ácido Pantera conversarão sobre a aproximação de ritmos, discursos poéticos, além de tecnologias usadas em seus processos criativos; o “Patrimônio Imaginário“, um bate papo com VJ Gabiru  que utiliza ferramentas tecnológicas de mapeamento para fazer intervenções artísticas visuais, debatendo os impactos destas realizações em áreas degradadas de cidades da Bahia, Brasil e América Latina; e “Arte e os desdobramentos tecnológicos (Multimídia)“, onde o artista multimídia Nikima compartilhará suas experiências na realização do projeto multimídia Auss & Auss.

Na Zona Integrada, o público vai poder conferir as apresentações artísticas com mostras integradas de música, vídeo-arte, VJing, vídeo- mapping e vídeo- dança. As mostras integradas serão realizadas no espaço Museu de Arte Moderna, na Contorno, se comprometendo em mostrar o diálogo entre e a música e o vídeo, o regionalismo e as novas tendências globais da arte contemporânea. A Feira Pedra Papel Tesouro também estará presente, com produtores independentes com gastronimia, impressos, discos, moda… entre outros, será montada no local.

SERVIÇO

Onde: MAM – Museu de Arte Moderna (Av. Contorno) e Sala de Arte / Cinema do Museu Geológico (Corredor da Vitória)

Quando: 16 a 18 de novembro de 2018

Ingresso: R$20 inteira / R$10 meia

www.sympla.com.br

 Programação completa:

16/11 (sexta-feira)
MOSTRA DE VÍDEOARTE
15h às 17h – Mostra Cine Expandido
Exibição de curtas com falas de alguns dos realizadores

PALESTRAS
17h10 às 18h10 – Narrativas, Arte e Tecnologia com Nikima (BA)
18h10 – Patrimônio Imaginário com VJ Gabiru (BA)
19h – Elos Latinos na Música com Acido Pantera (COL)

17/11 (sábado)
18h às 23h – Feira Pedra Papel Tesouro + Tenda Nikima apresenta Auss & Auss + VJ Gabiru
19h – Radiomundi (BA/BR)
Nikima apresenta Auss & Auss (BA)
Acido Pantera (COL)
Xenia França (BR/BA)


18/11 (domingo)
18h às 23h – Feira Pedra Papel Tesouro e Tenda Auss & Auss + VJ Gabiru
19h – Radiomundi (BA/BR)
Muntchako (BR/BSB)
Vox Sambou (Haiti)
ÀTTØØXXÁ (BA/BR)