Sessão especial comemora 20 anos da CONEN na Câmara Municipal

Sem categoria
15 de novembro de 2011
por Genilson Coutinho

Solicitada pela vereadora Marta Rodrigues, a sessão irá celebrar o aniversário de luta da Coordenação Nacional das Entidades Negras

Criada em 1991 durante o I Encontro Nacional de Entidades Negras, a CONEN – Coordenação Nacional das Entidades Negras, órgão que defende a igualdade racial e a ampliação, de forma paritária, da presença de negros e mulheres nos espaços da política e nas instâncias do poder do país, completa 20 anos em 2011. Para celebrar o aniversário da luta por uma reparação, condições iguais e dignas para a população negra e reforma política que institua mecanismos de equidade de gênero e raça, uma sessão especial, solicitada pela vereadora Marta Rodrigues, irá marcar a data, na quinta-feira, 17 de novembro, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, às 18 horas.

Para homenagear a passagem dos 20 anos de trabalhos de uma das maiores organizações do movimento negro, que promove uma articulação nacional na ação das centenas de entidades negras brasileiras, foram convidadas para integrar a mesa da sessão representantes de instituições nacionais e internacionais, como o Coordenador Nacional da CONEN, Gilberto Leal, o representante da Global Afro Latino and Caribbean Innitiative, Humberto Brown, a deputada federal Benedita da Silva e o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Elias Sampaio, entre outros representantes de instâncias governamentais e civis de luta pelos direitos da população negra.

Para a vereadora Marta Rodrigues, presidenta da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, homenagear a trajetória CONEN é prestar um tributo à luta pelos direitos dos negros no Brasil. “Celebrar os 20 anos da CONEN significa reconhecer a força do trabalho realizado pela entidade em prol da população afrodescendente baiana e brasileira. Mais significante ainda é a comemoração desse aniversário durante o Ano Internacional dos Afrodescendentes”, afirmou a vereadora. A CONEN, nestes 20 anos de atividades, travou lutas importantes em Salvador, como a inclusão dos heróis da Revolta dos Búzios no panteão de heróis nacionais, a luta pelo reconhecimento dos heróis da Revolta dos Malês e, mais recentemente, a luta pelo reconhecimento de 2013 como Ano Mundial do Renascimento Pan-Africano.

Além de tais lutas, a CONEN tem participação ainda na realização do Congresso Continental dos Povos Negros das Américas; no Comitê Organizador da Campanha Brasil Outros 500 – Movimento de Resistência Indígena, Negra e Popular; e participação na III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada na África do Sul; além de ter sido responsável pela proposição, negociação e concretização da elaboração e criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Após a sessão, no dia 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, as comemorações dos 20 anos da CONEN continuarão com a realização da XXXII Marcha da Consciência Negra. Saindo do Campo Grande a partir das 15 horas, a marcha seguirá para a Praça Municipal, com caráter político, buscando contestar o regime e denunciar a realidade do povo negro brasileiro.