Sessão Especial celebra mes do Orgulho LGBTQI+ em Salvador

Notícias
25 de junho de 2019
por Genilson Coutinho

Após o fato ocorrido na cidade de Nova York naquele 25/06/1969, no bar Stonewall, no East Village, onde era o ponto de encontro da população LGBTQI+ na época, na madrugada desse mesmo dia, policias resolveram fazer uma batida no bar. Era a terceira vez em um espaço curto de tempo que eles faziam essa ação em bares gays daquela área.
Nove policiais entraram no local e, sob alegação de que a venda de bebida alcoólica era proibida ali, prenderam funcionários e começaram a agredir e a levar sob custódia alguns frequentadorxs travestis e ou drag queens que não estavam usando ao menos três peças de roupa “adequadas” a seu gênero, como mandava a lei.
Treze pessoas foram detidas e levadas para a viatura, após muita resistência a polícia então começou a usar de mais violência para fazê-las entrar nos carros e conduzi-las para delegacia.
A partir deste momento, parte da comunidade de gays, lésbicas, pessoas trans e travestis de Nova York, que até então viviam escondidas e silenciadas, se rebelaram, organizaram e passaram a tomar às ruas protestando nos arredores do Stonewall durante seis dias, dando início ao dia do Orgulho LGBTQI+.
É com muito orgulho que no dia 28 de Junho de 2019, após 50 anos dessa revolta, o Mandato Coletivo do Vereador pelo Psol Marcos Mendes irá ocupar juntamente com as bixas, as sapas, as trans, as gays e toda comunidade LGBT+ a Câmara de Vereadores de Salvador em uma Sessão Especial intitulada “Onde o Orgulho Começou: 50 anos da Revolta de Stonewall e a Luta de Resistência dos Movimentos LGBTQI+ em Salvador” a partir das 18 horas no Plenário Cosme de Farias.

Sessão ao Orgulho LGBTQI+
Data: 28/06/2019
Horário: Às 18h,
Local: Na Câmara Municipal de Salvador, no Plenário Cosme de Fárias