SESC Pelourinho celebra mês do teatro e do circo ; veja a programação

Sem categoria
12 de março de 2013
por Genilson Coutinho

 

Com o objetivo de incentivar crianças e adultos a frequentarem o teatro e o circo, visando à formação de um novo público para estas artes, o Sesc Pelourinho estará promovendo pelo oitavo ano consecutivo o projeto Viva Teatro! Viva o Circo!, com diversas atrações para celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorados conjuntamente em 27 de março. Peças, exposição, oficinas de maquiagem para a classe artística e espetáculos voltados para crianças são as atividades que fazem parte da programação gratuita que se estende de 18 a 27 de março.

A edição 2013 estréia na segunda-feira, dia 18, com uma oficina de maquiagem da maquiadora francesa Marie Thauront, que se estende até o dia 22, com carga horária de 20h, sempre das 14h às 18h, voltada para profissionais e estudantes das áreas de teatro, dança e artes plásticas. Marie também participa do projeto no dia 22, com a Exposição Jardin Secret, onde refaz a trajetória dos inúmeros trabalhos realizados durante 25 anos, em Salvador, nas áreas de teatro, dança, circo, cinema, música, moda e publicidade.

Adaptado do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro, o monólogo Sargento Getúlio, com atuação de Carlos Betão e direção de Gil Vicente Tavares, será encenado também no dia 22, às 20h. O projeto também tem programação para a garotada, como o Leiturinhas Musicadas, que traz a peçaOs Músicos de Bremen, no sábado, 23, às 17h. A atividade tem como proposta juntar teatro, música e literatura, colocando no palco artistas acompanhados por crianças, lendo, cantando e interpretando, sob a direção de Thais Alves.

Ainda no dia 23 haverá Apresentações de teatro Lambe Lambe, às 16h e às 18h e, a partir das 20h, o Cabaré Show de Calouros, da Cia Nariz de Cogumelo, espetáculo recheado de cacos e bordões que remetem à atmosfera televisiva brasileira do final do século XX. Já na terça, 26, às 15h, será apresentado outro espetáculo voltado para o público infantil, Meia Dúzia de Pepinos, da Cia Nossos Trecos – Trupe de Teatro, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2013.

O Projeto Viva Teatro! Viva o Circo! será encerrado na quarta-feira, 27, com o espetáculo circense Gran Circus Fulanas, das Fulanas Cia de Circo, às 19h, e com a peça teatral Doroteia, às 20h. O primeiro homenageia o circo tradicional com personagens, músicas, figurinos inspirados na história e na alma do circo brasileiro. Doroteia tem direção de Hebe Alves e é a última peça do Ciclo Mítico de Nelson Rodrigues.

SERVIÇO:

O quê: Projeto Viva Teatro! Viva o Circo!

Quando: De 18 a 27 de março

Horário: Conferir Programação abaixo

Onde: Teatro Sesc-Senac Pelourinho

Ingressos: Gratuito

ATRAÇÕES

 SEGUNDA, 18/03 A SEXTA-FEIRA, 22/03

14 ÀS 18H

Oficina de maquiagem

Voltada para profissionais e estudantes das áreas de teatro, dança e artes plásticas, a oficina de maquiagem tem carga horária de 20h.

 SEXTA-FEIRA, 22/03

19H

Abertura da exposição Jardin Secret

A mostra refaz a trajetória dos inúmeros trabalhos da maquiadora francesa Marie Thauront, que atua no teatro, dança, circo, cinema, música, moda e publicidade em Salvador há 25 anos.

20H

Sargento Getúlio

Adaptação do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro, a peça conta a história de Getúlio, um militar rude que tem a missão de transportar um prisioneiro e inimigo político de seu chefe. No meio da jornada, contudo, em virtude de uma mudança no panorama político, o sargento recebe a ordem para soltar o prisioneiro, mas, devido ao seu temperamento avesso a mudanças e supondo que as novas ordens podem ser só para livrá-lo de encrenca, ele decide, com destemor, terminar a missão que lhe foi confiada.

SÁBADO, 23/03

16H E 18H

Apresentação de Lambe Lambe

O Teatro Lambe Lambe é feito com uma caixa coberta por um pano preto, semelhante às antigas máquinas fotográficas de fotógrafos de rua, sob o qual um único espectador por vez se posiciona para assistir aos espetáculos. Serão apresentadas aos expectadores mirins duas micro peças, Terezinha de Jesus e Pai Francisco, que duram em média 2 minutos, nas quais os atores tradicionais são substituídos por bonecos, manipulados pelas atrizes Tacira Coelho e Yohanna Assumpção, criadoras do projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Artes de Rua 2011.

17H

Leiturinhas Musicadas

O projeto Leiturinhas Musicadas surgiu a partir do projeto Leituras Musicadas, voltado para o público adulto e que existe no cenário baiano desde 2007, com coordenação e dramaturgia de  Thais Alves. Seguindo o mesmo formato e coordenação, a versão infantil tem a proposta de colocar no palco artistas com seus filhos, sobrinhos, etc. Juntos, leem, cantam e interpretam. As histórias despertam o imaginário lúdico das crianças em uma harmonia entre as mais diversas linguagens artísticas: a música, o teatro e a literatura.

Cabaré Show de Calouros

20H

Recheado de cacos e bordões que remetem imediatamente o público à atmosfera televisiva brasileira do final do século XX, o espetáculo traz o mote “qual é o seu talento?” para evidenciar o ridículo da procura pela fama a todo custo. Esta liberdade e diversidade criativa é o terreno fértil para que palhaços, dançarinos, malabaristas, apresentadores e covers “natos” demonstrem os seus acertos e desacertos realizando uma releitura clownescada estética brega.

TERÇA-FEIRA, 26/03

15H

Meia Dúzia de Pepinos

Na trama, seis crianças vivem problemas diários na escola ou na família. O primeiro pepino é o de Glória, a menina que está acima do peso e vai refletir com seu pai sobre o tamanho das baleias; em seguida Taís, que embora criança, já se preocupa pelo fato de ser baixinha; Daniel acabou de ganhar um irmão mais novo e sofre com o fato de ter que repartir seu mundo; Marília está cansada de seus cabelos encaracolados e quer entrar pro clube da ‘chapinha’; Heloíza acabou de chegar na escola e seu grande desafio é entrar para o “clube dos populares”, mas ela vai entender que nem sempre é interessante abrir mão de quem se é; e Lucas, denominado orelhudo pelos colegas, vai descobrir e enfrentar o vilão de todas as histórias a quem chamam de “O Zotro”.

 QUARTA-FEIRA, 27/03

19H

Gran Circus Fulana

O espetáculo mescla o circo tradicional com o contemporâneo, com personagens, músicas, figurinos inspirados na história e na alma do circo brasileiro. Tem número do anão, do atirador de facas, da corda indiana, do palhaço, tudo no clima dos antigos espetáculos.

20H

Doroteia

Em uma trama rica em simbolismos, conta a história de uma prostituta bela e exuberante que consumida pela culpa da morte do filho pede morada na casa de suas primas: três viúvas puritanas e feias, que se orgulham de sua virtude —não dormem para não sonhar com o pecado da carne, não enxergam os homens e mantêm uma tradição de repúdio ao amor e ao prazer. Doroteia não tem aversão aos homens, mas em troca de abrigo, aceita se tornar tão feia e puritana como as primas. Doroteia, que estreou em 1950, é uma das peças míticas de Nelson Rodrigues.

 GRADE DE PROGRAMAÇÃO

 

DATA HORÁRIO ESPETÁCULO
18 a 22 (segunda a sexta-feira) 14 às 18h Oficina de maquiagem
22.03 (sexta-feira) 19h Abertura da exposiçãoJardin Secret
20h Sargento Getúlio
23.03 (sábado) 16h e 18h Apresentação de Lambe Lambe
17h Leiturinhas Musicadas: Os Músicos de Bremen
20h Cabaré Show de Calouros
26.03 (terça-feira) 15h Meia Dúzia de Pepinos
27.03 (quarta-feira) 19h Gran Circus Fulanas
20h Doroteia