Seminário vai debater políticas públicas e ações de enfrentamento à violência contra o segmento LGBT na Bahia

Sem categoria
6 de junho de 2013
por Genilson Coutinho


Políticas públicas e ações de enfrentamento à violência contra o segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na Bahia estarão em discussão durante seminário que acontece a partir desta quinta feira (6), em Salvador. O evento é realizado pelo governo do Estado, através das secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Segurança Pública (SSP), Relações Institucionais (Serin), Educação (SEC), Saúde (Sesab), Cultura (Secult), Planejamento (Seplan), além de organizações como Fórum Baiano LGBT e universidades.
O evento, que será aberto às 18hs, no Hotel Matiz, é fruto de articulações estabelecidas entre governo, entidades da sociedade civil e esferas acadêmicas, com o objetivo de nivelar o panorama das políticas para o público LGBT e construir estratégias destinadas à prevenção e enfrentamento ao problema da violência contra este segmento. As discussões deverão contribuir para a construção, execução e aprimoramento de iniciativas focadas na cidadania e afirmação dos direitos da população LGBT.
As atividades envolverão militantes de movimentos sociais, academia e servidores públicos. A conferência de abertura, na quinta, abordará o tema “Políticas públicas LGBT: Marcos avanços e reveses”. Na sexta, último dia do evento, a programação estará movimentada com mesas temáticas sobre questões como educação e cultura, além de cidadania, direito e justiça LGBT. Também estão previstos painéis que tratam da prevenção à violência homofóbica, racista e sexista, da institucionalização de políticas para população LGBT e da participação social para efetivação destas iniciativas.