Seminário sobre políticas de enfrentamento à violência LGBT foi aberto em Salvador

Sem categoria
7 de junho de 2013
por Genilson Coutinho


A comunidade LGBT baiana participou na noite desta quinta feira (6), no Hotel Matiz, da abertura do Seminário de Políticas Públicas e Ações de Enfrentamento à Violência Contra o Segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), promovido pelo governo do Estado, através das secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Segurança Pública (SSP), Relações Institucionais (Serin), Educação (SEC), Saúde (Sesab), Cultura (Secult), Planejamento (Seplan), além de organizações como Fórum Baiano LGBT e universidades que, juntas, irão debater até esta sexta feira (7) caminhos e ações para combater a violência contra os LGBT na Bahia.

Na mesa de abertura, autoridades e representantes das entidades parceiras abriram os trabalhos dando as boas vindas ao participantes, ressaltando a importância do combate à violência contra a comunidade LGBT, com uma recepção poética e reflexiva feita pelo ator Ângelo Flavio.
Para o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena, o debate que se inicia faz parte do conjunto de estratégia do governo baiano pela garantia dos direitos plenos do público LGBT.

O chefe de Gabinete da Sepromi, Ataíde Oliveira, considerou que o país precisa estar atento para manter as conquistas no campo do respeito à diversidade sexual, no respeito à liberdade de culto na garantia de direitos do povo negro.

A professora Eide Paiva, da Universidade do Estado da Bahia (Diadorim/Uneb), acredita que o encontro é oportuno para gerar debate sobre a necessidade de garantir um Estado laico e que garanta dignidade e respeito ao público LGBT.

A noite também foi marcada pela abertura da conferencia que trouxe para o eixo das discussões as “Políticas públicas LGBT: Marcos avanços e reveses”, conduzida pelo doutor em Ciências Humanas, Felipe Bruno Fernandes, encerrando a primeira as atividades de abertura.

Seminário vai debater políticas públicas e ações de enfrentamento à violência contra o segmento LGBT na Bahia

Veja a galeria de fotos aqui

Assista aqui o pronunciamento da abertura feito pela Secretária da SPM

http://www.youtube.com/watch?v=Hn6JcClDR00
Pronunciamento do senhor Gustavo Bernardes coordenador nacional de Promoção LGBT da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República .

http://www.youtube.com/watch?v=480hgKi76L8
A programação continua nesta sexta feira até as 19h.