HIV em pauta

Notícias

Seminário Rumo à Zero Discriminação nos Serviços de Saúde acontece nesta terça-feira (1º), em Salvador

Genilson Coutinho,
29/02/2016 | 19h02

Padre Alfredo/ Foto Genilson Coutinho

A ZERO DISCRIMINAÇÃO – atitude para uma sociedade livre de preconceitos, é uma iniciativa das Nações Unidas, que celebra o direito de todos a uma vida plena e produtiva com dignidade, independente da sua origem, sua orientação sexual, sua identidade de gênero ou sua etnia e raça, possibilitando o acesso à cidadania plena e, especialmente, a serviços de prevenção e cuidados para HIV/Aids.

Nesta terça-feira (1°), é o dia mundial de Zero Discriminação e em comemoração dessa data o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) conjuntamente com os Programas de DST, HIV/Aids e hepatites virais de Salvador e Bahia, e o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), estarão organizando o Seminário Rumo à Zero Discriminação nos Serviços de Saúde

O objetivo do seminário é promover espaço de diálogo sobre o impacto da discriminação no acesso à saúde, com foco em populações mais vulneráveis, bem como o papel dos serviços de saúde para promoção e defesa dos direitos humanos e alcance da Zero Discriminação.

Data: 01 de fevereiro, de 9.00 a 12.00h

Local: Sala de Treinamentos do CEDAP

Público Alvo: profissionais e servidores dos serviços de saúde de Salvador (com foco em HIV/Aids), ativistas, alunos e professores de ensino superior.

Vagas: 40 (inscrições no dia do evento)

Programação

9h00 – 9h15 Abertura

Miralba Freire (CEDAP) Nilda Nunes (Programa Estadual de DST, HIV e HV),  Javier Angonoa (UNAIDS Brasil) Flávia Guimarães (Programa Municipal de DST, HIV e HV, de Salvador).

9h15 – 12h. Mesa Redonda : Problemas de populações específicas para acesso à serviços de saúde e estratégias para chegar à Zero Discriminação.

Moderadora: Alba Souza – ( SESAB- Programa Estadual DST, HIV/Aids e HV)

Moysés Toniolo (Conselheiro Nacional de Saúde – Rede de Pessoas Vivendo com HIV da Bahia) Pessoa Vivendo com HIV Discriminação das pessoas vivendo com HIV, avanços e desafios.

Alfredo Dorea (IBCM- Comitê de Dialogo Interreligioso da Bahia). A religião como geradora de discriminação nos serviços.

Keila Simpson ( Atração- ANTRA). Acesso das populações de trans e LGBT a serviços de saúde. Aplicabilidade da Lei do Nome Social.

Representante do CEDAP- Estratégias para diminuição da discriminação no serviço.

Representante SMS – Estratégias para diminuição da discriminação no serviço.