Seminário e Workshop discutem o lugar da Crítica em Artes Cênicas

Sem categoria
4 de junho de 2013
por Genilson Coutinho


A reflexão sobre a cena teatral e a recepção dos espetáculos artísticos estarão em debate no Seminário e Workshop de Produção Crítica em Artes Cênicas, promovido pelo Coletivo de Críticos Papo Teatral, nos dias 5 e 6 de junho, no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teatro da UFBA. Viabilizado com recursos do Edital Setorial de Teatro, da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Fundo de Cultura e apoio da Escola de Teatro da UFBA, o evento colocará em debate o lugar do crítico de artes e a produção de reflexão crítica na cena baiana e brasileira contemporânea.
No primeiro dia do evento, no formato Seminário, o público acompanhará uma mesa formada por especialistas como Cláudio Cajaíba, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Monclar Valverde, do Instituto de Artes e Humanidades Milton Santos e Faculdade de Comunicação da UFBA, Celso Júnior, da Universidade Federal de Sergipe e Monica Santana, jornalista e membro do Coletivo Papo Teatral. O seminário acontecerá no dia 5 de junho, a partir das 17h.
Para um público de 20 pessoas, o Coletivo Papo Teatral oferecerá um workshop de produção crítica, no dia 6 de junho, das 9h às 13h. A ideia é apresentar caminhos para produção de exercícios críticos, quanto tecer leituras para as produções mais recentes nas publicações brasileiras e baianas. Ambos os momentos marcarão o lançamento do Site Papo Teatral, uma zona de encontros e visibilidade das artes cênicas, que disponibilizará tanto espaço para agenda cultural, notícias, artigos, quanto fomentará a produção crítica.
As inscrições para o seminário e workshop são gratuitas e poderão ser feitas, pelo link:http://www.papoteatral.com.br/1/inscrições .
Zona de Encontro das Artes Cênicas – Ambas ações formativas fazem parte do lançamento do site Papo Teatral, uma espécie de zona de encontro das artes cênicas no estado. Idealizado por três artistas, que pela necessidade de refletir sobre a cena de teatro, performance e dança, começaram a produzir críticas em seus blogs e uniram-se para desenvolver um espaço onde a arte é o principal foco de discussão. Assim, artistas e público possuem um novo espaço para saber o que acontece com as artes do palco, além de ter acesso a artigos, entrevistas e críticas.
O nascimento do Papo Teatral (http://www.papoteatral.com.br ) não está isolado, mas faz parte de um contexto de exploração do potencial da internet, para ocupar o lugar de construção de pensamento e opinião. Com o enxugamento dos jornais impressos, a crítica cultural encontrou na internet um lugar de difusão e liberdade para pesquisadores e pensadores das artes cênicas. Não é à toa que além dessa página, outros sites se destacam entre os formadores de opinião, tanto pela qualidade dos textos publicados, quanto por reunir nomes dedicados a pensar a cidade. Um exemplo é a página Teatro Nu, inicialmente site da Companhia Teatro Nu (http://www.teatronu.com.br ), encabeçada por Gil Vicente Tavares, que foi se configurando numa página de referência sobre crítica cultural e reflexão sobre as políticas culturais o estado. A Fundação Cultural do Estado da Bahia impulsiona a produção de conhecimento sobre as artes e lançou em 2013 o site Cítrica (http://www.citrica.wordpress.com ) .
Em comum esses espaços propõem tecer olhares e comentários sobre a arte e cultura da cidade, sem entrar no antigo hábito da valoração, mas sim, na perspectiva de valorização e reflexão sobre o que se produz na cidade.
Serviço
Seminário e Workshop de Produção Crítica Teatral
Dias 5 e 6 de junho
Teatro Martim Gonçalves e Escola de Teatro da UFBa
Inscrições gratuitas pelo endereço: http://www.papoteatral.com.br/1/inscricao