Semana de prevenção marca as comemorações do dezembro vermelho em Salvador (BA)

AIDS em pauta, Comportamento, Social
23 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

Caminhada do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), em Salvador, durante o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. (Foto: Genilson Coutinho/UNAIDS Brasil)

A primeira semana de dezembro em Salvador será marcada por diversas ações de prevenção e sensibilização sobre HIV/AIDS. A chamada Semana Vermelha de Luta Contra o HIV/AIDS na capital baiana será realizada em parceria o entre o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Gapa Bahia, Instituição Beneficente Conceição Macedo, Rede de Pessoas Vivendo com HIV e com a colaboração das Secretarias de Educação (SEC) e da Saúde (Sesab) do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Site Dois Terços e as organizações locais da sociedade civil. As atividades terão inicio no dia 27 de novembro e segue até o dia 2 de dezembro.

A Semana Vermelha tem  como tema central a  o Impacto do HIV/aids na população jovem, já que entre os anos de 2010 a 2015 houve um incremento de numero de casos e entre os jovens de 15 a 24 anos, e a incidência neste grupo passou de 16,8 para 46,7 por 100.000 habitantes.

É alarmante, também, o aumento do número de pessoas hospitalizadas em Salvador em decorrência da aids nos últimos anos. Apenas no Hospital Couto Maia já houve mais de 200 internações por aids neste ano.

Programação:
programacao-semana-vermelha-dezembro-2016