Semana de Fotografia da BA promove oficinas e destaca papel das mulheres

Arte e Exposições, No Circuito
28 de julho de 2016
por Genilson Coutinho
Fotógrafa Arlete Soares fará conferência de abertura (Foto: Arlete Soares/Divulgação)

Fotógrafa Arlete Soares fará conferência de abertura (Foto: Arlete Soares/Divulgação)

Nesse sábado (30), a partir das 17 horas, a comunidade LGBT da localidade Porto de Sauípe, em Entre Rios, na Bahia, realiza protesto contra a ação do pastor Milton França, que colocou uma frase bíblica alterada para ter conotação homofóbica. O ato circulará as ruas da localidade e passará pela frente do templo religioso. “Se hum homem tiver relacionamento com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; Eles serão responsáveis pela sua própria morte”. Essa foi a frase eu o pastor pendurou na frente da igreja Templo Batista Bíblico Salém. A ação da igreja está sendo alvo de investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

“A visibilidade que o caso teve foi crucial para que nos mobilizássemos em torno da causa e, em uma cidade pequena e todas as consequências de sua mentalidade interiorana quanto às coisas consideradas “modernas”, pudéssemos sentar eu e outros LGBT’s e não LGBT’s, mas que entendem a problemática da LGBTfobia, e discorrer sobre as violências a que nossa população é exposta e sobre o orgulho de sermos quem somos”, afirmou Yuri de Lemos,  18 anos,  ativista LGBT e natural de Porto de Sauípe.

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 02 a 06 de agosto (terça-feira a sábado), a primeira edição da Semana de Fotografia da Bahia, que tem a proposta de inserir Salvador no calendário dos grandes eventos da fotografia no Brasil. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente para participar das oficinas e demais atividades que integram a programação.

Norteada pelo tema “Narrativas Visuais e Fronteiras entre a Arte e o Documental”, a Semana de Fotografia da Bahia promoverá oficinas, conferência, mesa-redonda, mostras fotográficas, exibições de filmes e lançamentos de livros voltados para a arte da fotografia. Com a presença de fotógrafos nacionais e estrangeiros, o evento se volta tanto para o público especializado, quanto para iniciantes e entusiastas da arte da fotografia.

Com classificação indicativa livre, as inscrições serão realizadas a partir do dia 26 de julho, através do e-mail: semanadefotografiadabahia@gmail.com. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos e cada oficina comporta entre 10 e 20 participantes.

Fotógrafas são destaque da programação:

Nesta primeira edição, a Semana de Fotografia da Bahia abre espaço para as fotógrafas que, ao longo da história e em outros eventos da comunidade fotográfica, têm sua presença diminuída em relação aos homens. Com ampla participação nas atividades da Semana, elas estarão à frente de diversos debates e oficinas.

Na noite de abertura (02), a Semana de Fotografia presta uma homenagem especial à fotógrafa baiana Arlete Soares. À ocasião, a homenageada participará de uma conferência em que apresentará sua longa trajetória na fotografia. Além disto, será inaugurada a mostra “Caminhos de Arlete Soares”, contendo parte de seu amplo acervo, que ficará em cartaz até o dia 21 de agosto, na CAIXA Cultural Salvador.

Além de Arlete Soares, também participarão desta primeira edição outras grandes referências da fotografia autoral, como Maureen Bisilliat, Nair Benedicto, Mariana David, Amanda Oliveira, Caroline Paternostro, Aristides Alves, Rafael Martins, Bauer Sá, Kazuo Okubo e Antonello Veneri.

Umeru Bahia, um dos coordenadores do encontro, comenta sobre a presença de profissionais renomados no evento: “Ao trazermos fotógrafas e fotógrafos renomados e reconhecidos pelo trabalho autoral e também crítica social, a Semana convida o público a adentrar no mundo da fotografia de cada autor e no diálogo de cada conferência e mesa-redonda”.

Programação completa:

Terça – 02/08

19h – Conferência de abertura – Arlete Soares

Coquetel e abertura da exposição “Caminhos de Arlete Soares”

Quarta – 03/08

13h – 18h – Oficina Corpo e Cidade – Antonello Veneri

13h – 18h – Oficina Fotojornalismo – Amanda Oliveira

13h – 18h – Oficina Fotografia de Estúdio – Natan Fox

18h – 19h – Exibição do filme “Um Olhar” de Jailton Suzart

19h – 21h30min – Mesa redonda “Explorando fronteiras entre a Arte e o Documental”, Maureen Bisilliat e Bauer Sá – Mediação Ricardo Sena

Quinta – 04/08

13h – 18h – Oficina Corpo e Movimento – Antonello Veneri

13h – 18h – Oficina Processo autoral – Mariana David

13h – 18h – Oficina Foto experimental – Rafael Martins

18h – 19h – Exibição de filme “Muros” de Camele Queiroz e Fabricio Ramos

19h – 21h30min – Mesa redonda “Construção de Narrativas Visuais”, Nair Benedicto e Aristides Alves – mediação Rafael Martins

Sexta – 05/08

13h – 18h – Oficina Corpo e Imagem – Antonello Veneri

13h – 18h – Oficina para Crianças – Carol Paternostro

13h – 18h – Oficina de Edição – Tico Linhares

18h – 19h – Sessão de lançamento e autógrafos de livros dos participantes

 

19h – 21h30min – Palestra “O corpo como Objeto Fotográfico”, Antonello Veneri e Kazuo Okubo – mediação Mariana David

Sábado – 06/08

13h – 18h – Oficina Fotografia para Terceira Idade – Alfredo Mascarenhas

13h – 18h – Oficina Limites Fotográficos – Clarice Machado

13h – 18h – Oficina de Mapping – Caetano Brito

18h – Mostra de Fotografias produzidas pelos participantes e Encerramento

Informações e entrevistas:

 

Serviço:

Semana de Fotografia de Bahia

Data: de 03 a 06 de agosto de 2016

Horário: das 13h às 18h

Abertura: dia 02 de agosto de 2016 (terça-feira), às 19h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Entrada: franca

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: livre