Semana da visibilidade trans inicia nesta segunda-feira (22); veja programação

Redação,
22/01/2024 | 10h01

Para promover a visibilidade e políticas públicas à pessoas transexuais e transgêneros, a semana da visibilidade acontece em Macapá a partir desta segunda-feira (22) e segue até o dia 29 de janeiro, com o tema: ‘Transcendendo Barreiras: construindo um Amapá mais inclusivo’.

Dentre as ações da programação, é possível realizar a retificação de nome e gênero. O evento pretende conscientizar a sociedade sobre a causa e fortalecer as políticas públicas para a igualdade de direitos e oportunidades.

A programação é coordenada pelo Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI) da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres.

Nos dias de evento, além da ratificação de nome em parceria com Defensoria Pública do Estado e cartórios da cidade, acontecem os seguintes serviços: assistência social, serviços de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, atendimento médico e a blitz educativa em diferentes locais.

O AMA-LBTI também vai realizar durante a noite a busca ativa em locais alternativos de Macapá, buscando a população trans que vive em risco social, que serão encaminhadas aos serviços de assistência psicológica.

A Simone de Jesus, a coordenadora do núcleo, disse que a ação contribui para a qualidade de vida de pessoas trans.

“É justamente a população mais vulnerável e que sofre com preconceito e perseguições. É importante trazer à tona, dentro dos direitos humanos, a implementação de ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas trans, porque elas precisam de políticas públicas efetivas”, disse.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Adrianna Ramos destaca a importância da ação.

“Discussões políticas e jurídicas são necessárias para que a população trans possa sair da invisibilidade e ter seus direitos garantidos e protegidos. Incentivar o debate na sociedade através de iniciativas como a programação do mês de janeiro é indispensável para ampliar a conscientização sobre as políticas públicas necessárias para esta população”, disse.

Programação:

Segunda-feira (22)

Lançamento da campanha e panfletagem;

Local: Universidade do Estado do Amapá (Ueap)

Hora: das 17h às 20h

Quarta-feira (24)

Blitz educativa;

Local: Rua Cândido Mendes, esquina com a Avenida Padre Júlio

Hora: das 9h às 10h

Sexta-feira (26)

Ação itinerante de busca ativa à população trans

Local e horário ainda serão disponibilizados pelo Governo do Amapá

Segunda-feira (29)

Café da manhã com serviços para a população trans e assinatura do decreto de convocatória da 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ do Amapá.

Local: AMA-LBTI, na Rua Odilardo Silva, n° 854, Laguinho

Hora: 8h às 12h