Semana da Cultura Popular será encerrada com Cortejo Cultural e muita música no Centro Histórico

Sem categoria
31 de agosto de 2012
por Genilson Coutinho


A festa de encerramento da 2ª edição da Semana da Cultura Popular, promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, será celebrada em grande estilo no Pelourinho, HOJE (31), a partir das 14h. Atrações artísticas de toda a Bahia participarão do grande Cortejo Cultural que passará pelas principais ruas do Centro Histórico.

Os quatro dias do evento (28 e 31 de agosto) foram marcados por atividades socioeducativas como apresentações de dança, música e teatro, exibições de documentário, exposições, concertos e oficinas didáticas. Todos os dias, plateias formadas por estudantes de escolas públicas, integrantes de movimentos sociais, turistas e pelo público em geral, lotaram o Largo Pedro Archanjo para assistir às apresentações.

Farão parte do Cortejo Cultural integrantes da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, da Escola de Música do Olodum, Bandinha Alegria, Bonecões Mamulengos, Boiada Multicor, Grupo PIM, Quadrilha Asa Branca, Eterna Juventude, Fundação Mestre Bimba, Mestre Pelé, Mestre Nenéu, Tambores e Cores, Meninos da Rocinha, Escola Didá, Os Coroas, Maracatu Santo Antônio e a Fanfarra do Nordeste de Amaralina

Mais Cultura
Ainda hoje, a Fundação Cultural Palmares – FCP comemorará 24 anos, no Largo Tereza Batista, às 20h. Com a função de formular, articular e promover políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País, a FCP tem trabalhado pela promoção, preservação, proteção e disseminação da cultura afro-brasileira.
A festa da FCP contará com as apresentações musicais do grupo de samba Bambeia e do cantor e compositor Lazzo Matumbi. Sobre a escolha do Pelourinho para a realização da festa, a Chefe da Representação Regional da FCP, Nairobi Aguiar, é categórica: “o Pelourinho foi escolhido para a realização dessa festa devido à importância histórica desse lugar na luta pela Promoção dos Direitos da população negra brasileira”, disse.

Na mesma noite, o Grupo Performáticos Quilombo se apresentará no Largo Pedro Archanjo, às 21h.

Serviço
O quê: Semana da Cultura Popular l Cortejo Cultural Riqueza e Diversidade
Quando: 31 de agosto
Onde: Terreiro de Jesus l 14h
Quanto: Gratuito

O quê: Aniversário da Fundação Cultural Palmares com Bambeia e Lazzo Matumbi
Quando: 31 de agosto
Onde: Largo Tereza Batista l 20h
Quanto: Gratuito

O quê: Grupo Performáticos Quilombo
Quando: 31 de agosto
Onde: Largo Pedro Archanjo l 21h
Quanto: Gratuito