Seis projetos que prometem impactar a comunidade LGBTI+ em 2019

Notícias
27 de março de 2019
por Genilson Coutinho


Um aplicativo que facilita o processo de retificação de nome ou gênero por pessoas transexuais nos cartórios, projetos de capacitação de profissionais de Psicologia e empresas de seguranças em festas para atender à população LGBTI+, um espaço cultural LGBTI+ e uma plataforma online que expande o empreendimento feito por pessoas da comunidade. Essas são as iniciativas que serão aceleradas pelo TODXS Impacto, uma iniciativa da TODXS Brasil, a primeira startup social brasileira sem fins lucrativos que promove a inclusão LGBTI+.

Foram mais de 20 projetos apresentados, e seis foram contemplados com uma mentoria com especialistas, workshops, consultoria com uma pessoa LGBTI+ e investimento de capital garantidos pela TODXS, nos próximos seis meses.

Em comparação ao ano passado, o número de projeto selecionados dobrou graças ao investimento dado pela Doritos Rainbow, um segmento pró LGBTI+ da grande marca de salgadinhos homônima. “As pessoas líderes de projeto representam a população LGBTI+ na sua diversidade também, seja geográfica, social, racial e de gênero. Em relação aos projetos, avaliamos a maturidade atual, os objetivos para os próximos seis meses e buscamos o equilíbrio entre escalabilidade e qualidade de impacto. Entendemos que projeto de alta escala tem impacto menor de transformação na vida das pessoas, mas ele consegue levar e promover inclusão para várias pessoas. E projetos de menor escala, mas que transformam a vida das pessoas impactadas”, conta Caetano Oliveira, gerente do TODXS Impacto.

Se quiser saber mais informações, acesse o site para entender mais sobre o programa.

Conheça mais sobre as iniciativas selecionadas:

ABRAPSI
O projeto tem a ambição de capacitar profissionais de Psicologia para acolhimento seguro e eficaz da população LGBTI+, através de um minicurso que aprofunda questões relacionadas à comunidade.

Atenta!
Propõe a capacitação de agentes e/ou empresas de segurança para atendimento do público LGBTI+ em ambientes de festividades.

Casa LaFranco
A proposta da Casa LaFranco, nome dado em homenagem à vereadora Marielle Franco, é criar um centro artístico e cultural LGBTI+, mostrando as vivências dessas pessoas através da arte e trabalhando com coletivos artísticos em toda a América Latina.

Empodera!
Por meio de uma plataforma online, o Empodera! busca fomentar o empreendimento de pessoas LGBTI+, conectando-as com potenciais consumidores.

PocCast
PocCast consiste em um podcast voltado para a discussão de pautas sérias e relevantes à causa LGBTI+ de forma leve e cativante, trazendo convidados e experts em diferentes áreas para também ser uma plataforma de exposição para profissionais da comunidade.

RetificaTrans
O #retificatrans quer facilitar a retificação de nome e/ou gênero nos cartórios brasileiros por pessoas trans, por intermédio de uma parceria com advogados e advogadas e através de um aplicativo de geolocalização.

Sobre a organização

A TODXS é uma startup social sem fins-lucrativos, criada em março de 2016, com objetivo de coletar e processar dados sobre a população LGBTI+ e desenvolver iniciativas de alto impacto social, focadas em três pilares: sociedade, governo e empresas. A organização conta atualmente com mais de 100 membros voluntários.

TODXS Impacto

impacto@todxs.org