Seguem abertas até o dia 17 de janeiro as inscrições para o edital Setorial de Museus

Sem categoria
7 de janeiro de 2013
por Genilson Coutinho

Seguem abertas até o dia 17 de janeiro as inscrições para o edital Setorial de Museus. Promovido pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, o certame contemplará propostas culturais na área de museus, que tenham como objetivo a preservação, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização, qualificação da gestão e formação. Ao total, será investido R$ 1 milhão no setor, sendo que cada proposta pode receber apoio de até R$ 100 mil. Em 2012, foram contempladas 12 propostas.

O edital, sem categorias pré-estabelecidas, abarca todas as propostas do segmento, o que proporciona liberdade de proposição e possibilita uma maior diversificação dos perfis dos projetos realizados. Assim, inventários museológicos e outros registros que identifiquem bens culturais dos museus; estudos e pesquisas que fundamentem as ações desenvolvidas em todas as áreas dos museus; ações educativas; procedimentos de preservação, conservação e restauração; ações de comunicação e elaboração de plano museológico são alguns exemplos de projetos que poderão ser apoiados através do edital. Junto à proposta, o proponente deve anexar o currículo, ficando a seu critério enviar informações que possam contribuir para a análise de mérito do projeto. Caso a proposta preveja curadoria e/ou montagem e circulação de exposição, é exigida a apresentação do projeto expográfico com proposta conceitual, local e período da exposição.

Inscrições – O edital é aberto a qualquer pessoa física maior de 18 anos ou pessoa jurídica que tenha como objeto o exercício de atividades culturais. Nos dois casos, é necessário ser domiciliado na Bahia há, pelo menos, três anos. As inscrições são gratuitas e as propostas devem ser enviadas pelo Sedex dos Correios ou serviço similar de entrega para o seguinte endereço: Palácio da Aclamação – Avenida Sete de Setembro, n° 1330, Campo Grande. Salvador/BA. CEP 40.080-001. Em um envelope lacrado e identificado com número e nome do Edital (Edital nº 28/ 2012 – Setorial de Museus), o proponente deve inserir uma via impressa do formulário de apresentação da proposta, planilha orçamentária, CD com arquivos gravados e currículo/portfólio. Este ano, o processo de inscrição traz ainda uma novidade: as propostas poderão ser inscritas pela internet, através de cadastro no Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura – Clique Fomento, disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

Só serão aceitas propostas cujo cronograma tenha início a partir de 31 de maio de 2013. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-6005 ou através do e-mail editais.museus@ipac.ba.gov.br. A minuta do edital e seus anexos estão disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br.