Secretaria de Segurança Pública do Paraná fecha o cerco contra a homofobia no Estado

Genilson Coutinho,
05/10/2013 | 09h10

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná está em processo de implantação de algumas ações para o combate da homofobia no Estado, dentre elas a criação de campos de identidade de gênero e orientação sexual nos documentos de registros policiais.

A policial civil Patrícia Andréa de Oliveira Santos, representante da Secretaria da Segurança Pública no comitê para elaboração do plano de ações para o combate à homofobia do Paraná, explica que há também a capacitação de policiais para atender as ocorrências de pessoas LGBT.

Segundo ela, “vamos oferecer capacitação em relação às questões LGBT na Escola Superior da Polícia Civil e na Academia Policial do Guatupê (Polícia Militar), além de também proporcionar na Rede de Ensino à Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP/MJ, o curso de Segurança Pública sem Homofobia”

 

Veja todas as ações que a Secretaria de Segurança Pública do Paraná realizará para o combate à homofobia:
1 – Oferecer capacitação em relação às questões LGBT na Escola Superior da Polícia Civil e na Academia Policial do Guatupê (Polícia Militar).

2 – Oferecer na Rede de Ensino à Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP/MJ, o curso Segurança Pública sem Homofobia.

3 – Organizar banco de dados acerca dos atos de discriminação por motivo de orientação sexual, identidade de gênero e/ou expressão de gênero.

4 – Criação de campos de identidade de gênero e orientação sexual nos documentos de registros policiais.

5 – Elaborar e distribuir material as suas instituições para promover a humanização nas abordagens dos policiais nas cadeias, delegacias e espaços públicos destinados ao acolhimento de suspeitos.

6 – Criação de campos de identidade de gênero e orientação sexual nos documentos de registros policiais.

7 – Implementar o uso do nome social e elaborar documentos orientadores para as instituições da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná.

8 – Encaminhar as denúncias de violação de direitos LGBT por servidores da Segurança Pública à Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria geral do Estado do Paraná, bem como a Corregedoria e Ouvidoria das Polícias vinculadas a SESP/PR.

9 – Divulgar no site da Secretaria da Segurança Pública todos os eventos públicos e viabilizar o acesso à comunidade LGBT. Com informações do Mixbrasil