Secretaria de Desenvolvimento Social realiza reunião com travestis e transexuais

Sem categoria
16 de janeiro de 2012
por Genilson Coutinho

Será realizada na próxima terça-feira, 17, uma reunião com travestis e transexuais de Vitória da Conquista. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Assessoria Técnica de Políticas para Diversidade Social, acontecerá às 10h, na sede da secretaria.

Entre os assuntos tratados estão a apresentação da Assessoria Técnica de Políticas para Diversidade Sexual, a campanha em alusão ao Dia de Visibilidade Travestis e Transexuais, a ser comemorado no dia 29 de janeiro de 2012, e a construção de calendário de ações e de atividades a partir das demandas emergenciais da população de travestis e transexuais do município.

Segundo o assessor-técnico de políticas para diversidade sexual, Danillo Bitencourt, a finalidade do encontro é reunir as travestis e as transexuais da cidade para pensarem numa proposta de intervenção que atenda às demandas e especificidades que este segmento apresenta. “Este é um momento de diálogo cuja preocupação é o respeito à identidade de gênero e à promoção da cidadania, independente da orientação sexual das pessoas”, completa.

Sobre o Dia da Visibilidade Trans

O Dia da Visibilidade Trans surgiu em janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. Nesse dia 29, representantes da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais/ Antra entraram no Congresso Nacional, em Brasília, para lançar nacionalmente a campanha. Dessa iniciativa, as 52 organizações afiliadas à Antra foram orientadas a sair às ruas para comemorar essa data em todo o país, para mostrar as suas caras e consequentemente reivindicar seus direitos.

No Brasil, travestis e transexuais ainda lutam por questões simples, porém fundamentais, como o direito de ser, não apenas chamados, como também reconhecidos legalmente por seu nome social.

Foto: Reprodução