Secretaria de Cultura lança programa Jovens Multiplicadores de Cultura

Sem categoria
7 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

Com objetivo de estimular a atuação juvenil por meio de atividades desenvolvidas nos Pontos de Culturas espalhados pelo Estado, será lançado, no próximo dia 11 de dezembro, no Palácio da Aclamação, o Programa Jovens Multiplicadores de Cultura, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), a Casa Civil e o Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Na ocasião, acontecerá também o lançamento do Edital Pontinhos de Cultura da Bahia, parceria com o Ministérios da Cultura (MinC), o qual irá premiar instituições que desenvolvem atividades de promoção a cultura e aos direitos da infância e da adolescência.

Os 129 jovens selecionados pelo programa passarão por um processo de formação e qualificação em Cultura, capacitando-os como agentes de desenvolvimento de atividades culturais. Moradores de áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do Estado e vinculados a 48 Pontos de Cultura, os jovens recebem uma bolsa mensal de R$ 250,00, com duração inicial de 12 meses. Além dos bolsistas, o lançamento contará com a presença de educadores dos Pontos, do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, um representante do MinC, bem como especialistas na área da cultura da infância e da juventude, como a pesquisadora Regina Novaes (UFRJ), ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve, que falará sobre a relação Cultura e Juventude.

A programação prevê encontro formativo com os jovens selecionados, mesa de discussão sobre Participação e Políticas Públicas para a Juventude, visita guiada ao Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), apresentações artísticas de Pontos de Cultura, como Kabum Novos Produtores e Circo do Capão,  e atividades peculiares ao lançamento do Edital Pontinhos de Cultura.

Edital Pontinho de Cultura premiará 70 instituições

Entre os dias 17 de dezembro e 14 de fevereiro de 2013 estará aberto o Edital Pontinhos de Cultura. A iniciativa já é desenvolvida pelo Ministério da Cultura e prevê premiação de ações que estimulem e consolidem a transmissão e preservação da Cultura da infância e do adolescente.

“A cultura da infância e da adolescência se expressa através da criatividade, das brincadeiras, das falas e invenções, sentimentos, gostos e todos os modos de ser, fazer e estar no mundo. Neste caso, a construção de políticas culturais que reconhecem e estimulem a cultura da infância e adolescência é essencial para a formação de um novo Brasil”, afirma Cláudia Vasconcelos, Diretora de Cidadania Cultural da Secult/BA.

Podem participar do Edital, entidades sem fins lucrativos, como Associações, Sindicatos, Escolas Comunitárias, Cooperativas, Fundações, OSCIPs, Organizações Sociais, dentre outras que atuem com propostas sociais, culturais, artísticas e educacionais relacionadas à infância e à adolescência, que residam ou estejam estabelecidas no local da ação proposta há, pelo menos, 01 (um) ano. Serão premiadas 70 instituições com o valor de R$18.000,00 (dezoito mil reais) cada uma.

O lançamento do edital será marcado por uma aula-espetáculo com uma das maiores pesquisadoras de Cultura da Infância do Brasil, a musicóloga e brincante Lydia Hortélio e sua parceira Lucilene Silva educadora musical e pesquisadora – Oca – SP.

O Edital e os formulários para inscrição estarão disponíveis no endereço www.cultura.ba.gov.br/pontinhosdecultura. Cópia impressa dos documentos solicitados devem ser encaminhados através de SEDEX ou carta registrada com Aviso de Recebimento para o endereço:  Prêmio Pontinhos de Cultura – Secretaria de Cultura do Estado da Aclamação/ Palácio Rio Branco, Rua Chile, nº 22, Caixa Postal 2478, CEP 40.020-970, Salvador/BA.

 

Veja a programação completa:

 

9h – Encontro Formativo com os Jovens Multiplicadores

Fala de abertura Secult – Cláudia Vasconcelos – Diretora de Cidadania Cultural

10h – Mesa sobre Participação e Políticas Públicas para Juventude

·         Michele Vieira – Presidente do Conselho Estadual de Juventude

·         Vladimir Pinheiro – Coordenação de Juventude (Serin)

·         Coletivo Jovem

·         Coordenação da Mesa: Diogo Carvalho, assessor de juventude e cultura digital da Secult/BA

11h – Debate

 

13:30h – Visita guiada para o MAM com os Jovens Multiplicadores

 

14h – Reunião político-pedagógica com os educadores/orientadores

 

16h – MESA DE ABERTURA DE LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS

·         Secretário de Cultura: Albino Rubim

·         Representante do Ministério da Cultura (MinC)

16:30h – Apresentação do edital de Pontinhos

17h – Aula-espetáculo “A CRIANÇA NOVA… A CRIANÇA ETERNA… Imagens da Cultura Infantil através dos tempos, paralelos com o Brasil contemporâneo.” Lydia Hortélio (pesquisadora e musicóloga da Casa das Cinco Pedrinhas – BA) e Lucilene Silva (educadora musical e pesquisadora – SP)

17:50h – Fala sobre Cultura e Juventude com Regina Novaes (professora UFRJ e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE)

18:20h – Fala de um Representante dos Jovens Multiplicadores (bolsista)

18:40h – Intervenções Artísticas: apresentação dos Pontos de Cultura Kabum Novos Produtores e Circo do Capão – contemplados pelo edital do Programa Jovens Multiplicadores (fotos em anexo)

 

19:20h – Coquetel de Encerramento