Cidadania e Diversidade Cultural será debatida em Salavdor

Sem categoria
6 de abril de 2011
por Genilson Coutinho

Série de debates com gestores da atual gestão do MinC traz à Bahia o pensamento da gestão federal da Cultura. Convidada da estréia é Marta Porto, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural da pasta. Até o final do ano, Antônio Grassi (Funarte/MinC),  Luis Fernando (Iphan/ MinC), dentre outros,  também participam do Fórum que é aberto à comunidade.

Dia 12 de abril (terça-feira), a partir das 19h, no Conselho Estadual de Cultura, na avenida Sete de Setembro (anexo ao Palácio da Aclamação), acontece a abertura do Fórum de Políticas Culturais. Parte dos encontros regionais promovidos pelo MinC, o Fórum é uma promoção da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a Representação Regional da Bahia do MinC.

O Fórum tem como objetivo trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. A abertura ficará a cargo de Marta Porto, secretária do MinC, que falará sobre o tema “Rumo à Cidadania Cultural”. O objetivo principal do encontro será o de apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.

“Quero aproveitar para debater sobre cidadania cultural e ampliar os canais de diálogo na ponta, para pensar os rumos dos programas que coordenamos. A relação com os secretários de Estado da Cultura e com pensadores e movimentos culturais nesse momento é estratégica”, explica Porto.

O encontro também se propõe a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura dos municípios, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, preparando o caminho para a implementação do Sistema Nacional de Cultura.

Marta Porto é jornalista, ocupou diversos cargos púlbicos e privados em organismos nacionais e internacionais, a frente de projetos voltados para o campo social. Dentre seu artigos, o “Cultura e Desenvolvimento em um quadro de desigualdades” fez parte da Coleção Cultura é O quê – Volume II (2009), publicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

SERVIÇO

O quê: Fórum de Políticas Culturais com ´Marta Porto´ – secretária de Cidadania e Diversidade Cultural

Quando: 12 de abril (terça) – 19h

Informações: (71) 3103-3447

Gratuito (sujeito ao preenchimento de vagas do auditório)

Foto: Reprodução