“Se Acaso você chegasse” – uma homenagem a Elza Soares faz única apresentação no Centro Cultural Plataforma

No Circuito
10 de julho de 2017
por Genilson Coutinho
Genilsoncoutinho (279) (1)

Foto: Genilson Coutinho

Único grupo baiano dedicado a pesquisa da dramaturgia brasileira aliando a música e a dança ao teatro, a Arte Sintonia Companhia de Teatro fará uma única apresentação do  espetáculo SE ACASO VOCÊ CHEGASSE – uma homenagem a Elza Soares, no Centro Cultural Plataforma (Praça São Braz, s/n – Plataforma) nesta quinta-feira, 13 de julho às 20h, para reverenciar esta talentosa artista e ícone da cultura negra no Brasil e no mundo.

Inspirado na história de vida da cantora Elza Soares, a peça dirigida por Antônio Marques, que já assinou a direção dos musicais  Pedaço de Mim – baseado na obra musical de Chico Buarque e Zona Contaminada – Musical Rock com texto de Caio Fernando de Abreu e músicas de Cazuza, a montagem tem texto do renomado autor Elísio Lopes Jr, Se Acaso Você Chegasse mostra as diversas facetas que a cantora teve que assumir ao longo da sua trajetória e presta homenagem para a artista que, hoje, é reconhecida como uma grande intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). O espetáculo é construído de uma maneira envolvente: entrecortada por canções do repertório da cantora, a peça traz a atuação de quatro atrizes: Denise Correia, Lívia França, Josi Varjão e Clara Paixão, que vivem diversos momentos da biografia da artista.

 

Produzida pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, única companhia baiana a trabalhar com musicais, a peça ‘Se Acaso Você Chegasse’ acontece pela quarta vez em Salvador, reunindo uma equipe de experientes atores que, através da interpretação nos palcos, reproduzem a trajetória tumultuada e o talento ímpar da artista Elza Soares.

Elza na peça – Filha de um operário e uma lavadeira, a cantora desde cedo traçou seu caminho e enfrentou as adversidades com muita propriedade e coragem. Entre uma infância marcada pela gravidez, casamentos precoces e até mesmo a perda de um filho, dentre os nove que criou, Elza teve a necessidade de desempenhar diversos papeis no percurso da vida. A peça recria justamente a época em que a ‘Elza’ no singular não existia e, a partir daí, vai construindo uma narrativa que se baseia na trajetória da estrela. O resultado é uma obra rica em detalhes que leva o espectador a se colocar no lugar da cantora e a refletir sobre certas atitudes tomadas ao longo da vida.

HISTÓRIA DA ARTE SINTONIA – Representando uma ótima opção de entretenimento para os baianos, a Arte Sintonia Companhia de Teatro traz como bagagem a vasta experiência no Teatro Musicado, fazendo parte deste repertório desde musicais infantis como “Supernordestinos Contra o Monstro da Mandioca” e “H2Ópera” à peças destinadas a adultos como “A Serpente”, “A Lei e o Rei”, “Pedaço de Mim”, “Zona Contaminada” e “Se Acaso Você Chegasse”.

FICHA TÉCNICA

Texto: Elísio Lopes Jr.

Elenco: Clara Paixão, Denise Correia, Josy Varjão, Lívia França, Agamenon de Abreu, Leonardo Freitas e  Gilson Garcia.

Dançarinos: Davi Conceição e Irven Alves

Direção Geral: Antônio Marques

Arranjos e Direção Musical: Paulo Mutti

Preparação Vocal: Ana Paula Albuquerque

Direção Coreográfica: Cristiane Florentino

Assistente Coreográfico: Micael Figueiredo

Figurinos: Agamenon de Abreu

Cenário: Hamilton Lima

Iluminação: Márcio Lima

Realização: Arte Sintonia Companhia de Teatro

 BOX DE SERVIÇO

O quê: espetáculo “Se Acaso Você Chegasse – uma homenagem à Elza Soares”.

Quando:  13 de julho.

Horário: 20h.

Local: Centro Cultural Plataforma

Valor: Os ingressos ficam por R$ 10 (Inteira) e R$ 5 (meia)

Informações: (71) 98846-1928/  99269-8274

Vendas: No local.