Schin homenageia Luiz Gonzaga em sua campanha de São João

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1 de junho de 2017
por Genilson Coutinho

Nordestino nascido em Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento, o famoso Gonzagão, é um dos maiores músicos do Brasil, com fama e trajetória internacionais. Autor de mais de 600 músicas, com mais de 200 discos gravados, ganhou o codinome de Rei do Baião e título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Deixou uma legião de fãs (1912 – 1989) e muitas saudades. E, para homenagear o homem que cantou o drama da seca no Nordeste e abordar a verdadeira tradição do São João,a Schin, cerveja que é do jeito que o povo gosta e que possui grande identidade com o povo nordestino, dedica sua campanha junina 360º a Gonzagão. Toda a comunicação da marca para o São João 2017 foi pensada e concebida para homenagear este, que foi um dos maiores ícones da música brasileira e nordestina.

Para Bruno Piccirello, gerente de marketing de Schin, a campanha vem para reforçar a ligação da marca com o consumidor do Nordeste e trazer elementos tradicionais da cultura do São João. “Schin é uma marca extremamente democrática e que conta com uma aceitação e preferência muito grande no Nordeste. A escolha em homenagear Gonzagão foi uma forma que encontramos de também prestar uma homenagem ao consumidor nordestino e retribuir o carinho que esse público tem pela marca”, destaca Bruno. “Além disso, trazendo uma das figuras mais emblemáticas da música nordestina, Schin está resgatando elementos para os consumidores viverem a verdadeira tradição do São João”, completa o gerente.

A campanha de Schin, que estreia no fim desse mês, contará com lata temática, hashtag, filme de TV, mídia externa, patrocínio de importantes festas, além de uma surpresa que será revelada no decorrer do mês de junho. O conceito da campanha foi criado pela agência New Style.

Nova Campanha –Para iniciar, Schin estreia uma campanha para TV em um filme de 30″ assinada pelaAgência Leo Burnett. A campanha vai ao ar a partir do dia 31 de maio e será exibida em rede aberta de televisão em todo Nordeste. Outras ações para as plataformas online integram a campanha e também vão permitir que o público participe desta grande homenagem ao Rei do Baião.Uma hashtag especial para a ocasião, #eternogonzagao, será usada para marcar as iniciativas e ações de São João na internet. A cerveja ainda contará comspots de rádio.

Lata temática Mais uma vez a Schin lança uma lata temática comemorativa. Com a assinatura “São João do jeito que o povo gosta”, a embalagem ganha ilustração do Rei do Baião. Na Bahia, serão comercializadas as latinhas de 350 ml e, em Pernambuco, a versão de 473 ml, que poderão ser encontradas nos principais pontos de vendas da região Nordeste. Serão produzidas mais de 3 milhões de latas. No ano passado, a embalagem contou com uma roupagem junina e três rimas criadas exclusivamente para a ocasião.

Festas e patrocíniosDemocrática que é, Schin tem como uma das suas principais características apoiar as maiores festas regionais no Nordeste. O São João tem grande relevância para a marca, assim como o Carnaval e o Réveillon. Por conta disso, além da lata e dos materiais de comunicação, a marca será a cerveja oficial de importantes eventos juninos, impactando mais de 1,5 milhão de pessoas. Em Salvador, a Schin é parceira do São João do Governo do Estado, evento que vai alcançar mais de 200 mil pessoas, no período de 15 a 24 de junho. A cervejaria também apóia o Forró Boa Praça.

Em todo o estado, a Schin está presente em 21 eventos juninos já confirmados até o momento, entre festas públicas e privadas. A cervejaria renovou sua parceria a festas tradicionais como o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, Forró Tôa a Tôa, em Vitória da Conquista, Forró Coffee, em Itiruçu, dentre outros. A marca também estará presente em importantes eventos de São João nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Serrinha, Vitória da Conquista, Jequié, Alagoinhas, Petrolina, Itiruçu, Itagí, Caldas do Jorro, Barrolândia, Guaratinga, Belmonte, São Domingos e Brumado.  Em Aracaju, capital de Sergipe, a cervejaria participa do São João da Fazenda Boa Luz.

Em Pernambuco, a Schin mantém antigas parcerias de sucesso com o São João da Capitá, festa com cidade cenográfica que recria o clima de uma típica festa junina do interior e reúne mais de 30 artistas nos palcos e diversos forrozeiros nos salões, tocando o autêntico forró pé-de-serra, xote e baião; e o Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, evento que valoriza, difunde e incentiva uma das mais populares manifestações culturais da época, as quadrilhas juninas.

Festas
Dos 21 eventos em que a cerveja irá patrocinar haverá mistura entre o tradicional e o atual, com eventos como o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, Forró Tôa a Tôa, em Vitória da Conquista, Forró Coffee, em Itiruçu. Além da Bahia, haverá eventos em Aracaju, em Sergipe, no São João da Fazenda Boa Luz.

No estado do Pernambuco, a cervejaria manterá a parceria com o São João da Capitá. Nesta festa, é recriado o típico ambiente junino, com forró pé-de-serra, xote e baião de mais de 30 artistas em palcos e salões. A Schin apoia ainda do Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, evento tradicional que busca valorizar e difundir as festas e manifestações culturais da época.

Investimento e mercado
Para produção da bebida, a cervejaria detém uma estrutura da companhia Brasil Kirin, que tem 12 fábricas no país e 15 produtos no catálogo, entre energéticos, sucos, refrigerantes e cervejas.

Na Bahia, a fábrica fica em Alagoinhas, cuja capacidade de produção é de 100 milhões de litros e 1.400 pessoas são empregadas direta e indiretamente. De acordo com o gerente de produção, os períodos de maior atividade são justamente o verão e o São João.

O estado da Bahia é responsável por mais de 20% do consumo no país, e em Salvador é a segunda marca mais popular. A Schin faz parte do segundo maior grupo de cervejaria que atua no Brasil e em fevereiro foi adquirida pelo grupo holandês Heineken, que, com a aquisição, se torna a terceira maior do mundo.

Para a Schin, o São João é uma data de valorização da cultura regional, da tradição e momento de celebração.  Para conhecer mais sobre a cerveja e suas iniciativas, acesse as redes sociais ou o site oficial da marca: https://www.schin.com.br/