Santo Amaro recebe espetáculo “DA PONTA DA LÍNGUA À PONTA DO PÉ”

No Circuito, Teatro
19 de maio de 2014
por Genilson Coutinho

Ponta_Divulgação 1

A cidade de Santo Amaro recebe no dia 20 de maio (terça) o espetáculo infanto-juvenil “Da Ponta da Língua à Ponta do Pé”, no Teatro Dona Canô. Resultado de pesquisa coreográfica da diretora Cristina Castro para o Núcleo Viladança, grupo de dança residente do Teatro Vila Velha (Salvador), a montagem reúne dança, teatro e música, com o objetivo de atrair o interesse do público jovem pelas Artes Cênicas. O espetáculo faz parte de um projeto desenvolvido junto à rede municipal de ensino e as apresentações são restritas às escolas públicas da região, parceiras do projeto.

A montagem, que completa 10 anos em 2014, tem o reconhecimento internacional da UNESCO e já foi visto por cerca de 80 mil espectadores em diversos Estados do Brasil. A história, com toques de comédia romântica, é contada a partir da saga de Zé, um garoto que faz de tudo para conquistar o amor da bailarina Isadora, numa aventura que o leva a desvendar e se apaixonar pelo mundo da Dança. Com a ajuda de uma professora, ele viaja desde a Pré-História até os palcos contemporâneos, passando pelas mudanças provocadas pelo trabalho de Isadora Duncan e pelo estabelecimento da Dança como profissão, com várias áreas de atuação. No espetáculo, os dançarinos valem-se de gírias, temas e dúvidas tipicamente adolescentes para buscar aproximar e divertir o público infanto-juvenil.

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé tem direção de Cristina Castro, que também trabalhou no texto, juntamente com João Sanches, a partir da pesquisa histórica de Lúcia Matos. A música e as canções, assinadas por Jarbas Bittencourt, mapeiam gêneros da MPB ao rap, contribuindo fortemente para o ritmo ágil da encenação e arrematando as informações trazidas no texto. A peça conta ainda com figurino e adereços de Luiz Santana, cenário de Rodrigo Frota, além de desenho de luz de Fábio Espírito Santo. O elenco é composto pelos bailarinos: Sérgio Diaz, Leandro de Oliveira, Bárbara Barbará, Janahina Santos, Lucas Valentim, Mariana Gottschalk e Ricardo Fagundes.

O espetáculo tem patrocínio de O Boticário na Dança e do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Para a manutenção das suas atividades, o Núcleo Viladança conta com o patrocínio da Petrobras.