Samba de Nicinha – Raízes de Santo Amaro lança site e disponibiliza CD digital

Sem categoria
30 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho

A Casa do Samba em Santo Amaro – BA abre suas portas para a realização do lançamento do site Samba de Nicinha – Raízes de Santo Amaro(www.sambadenicinha.com). Na ocasião, o grupo apresenta as canções que fazem parte do repertório do CD digital, a exemplo dos “samba-corridos”, modalidade mais participativa e “festiva” de samba de roda, dos “sambas de viola”, “chulas”, “ladainhas de capoeira e toques de Maculelê, oferecendo ao público uma mostra de toda a diversidade musical do contexto cultural do qual Nicinha e seu grupo fazem parte. O show de lançamento acontece na Casa do Samba, na cidade de Santo Amaro, berço do samba de roda, no dia 30 de setembro, às 16 horas, com entrada franca.

Realizado pela Plataforma de Lançamento o projeto Samba de Nicinha – Raízes de Santo Amaro foi contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural 2010. Através da criação do site para disponibilizar músicas, vídeos, fotos e informações sobre o grupo Raízes de Santo Amaro, o projeto visa fomentar a qualidade e diversidade do universo da Música Popular Brasileira e contribuir para a preservação e difusão da memória do Samba de Roda, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2004, e tombado como Patrimônio Imaterial Mundial pela UNESCO, em 2005.

Cenário em constante movimento, a internet tem desempenhado um importante papel na democratização das artes e da cultura, portanto, disponibilizar um registro, com qualidade profissional, de treze canções de um grupo de destaque no cenário do samba de roda é uma forma de expandir o alcance dessa manifestação cultural, fazendo o tradicional dialogar com o digital. Presente em todo o estado da Bahia, o samba é praticado, principalmente, na região do Recôncavo. Mistura de música, dança, poesia e festa o samba de roda é um estilo musical tradicional afro-brasileiro, que teria surgido por inspiração, sobretudo de um ritmo africano, o semba, e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos.


Dona Nicinha e o grupo Raízes de Santo Amaro – Nicinha é uma das mais importantes personagens da história de Santo Amaro e do samba de roda. Nora de Popó, famoso condutor de trole de sua região que resgatou e imortalizou o Maculelê, Dona Nicinha introduziu o Samba de Roda neste grupo de Santo Amaro e é a matriarca responsável por sua manutenção. Formado por mais de 30 integrantes, o Raízes de Santo Amaro conta com a beleza das sambadeiras, todas senhoras negras vestidas ao estilo das baianas do candomblé, e participantes que tocam atabaque, pandeiro, reco-reco, agogô, tamborim, maraca. Nicinha e as sambadeiras são fundamentais para a manutenção da manifestação do samba de roda, preservando um jeito particular de sambar nos pés com movimentos lentos e graciosos – também conhecidos como “miudinhos” – sem perder sua postura sensual e sutil, expressas pelas sambadeiras de modo singular, mesmo quando os ritmos do “samba corrido” ou do “samba de viola” começam a acelerar a festa.

Serviço

Lançamento do CD virtual do Samba de Nicinha – Raízes de Santo Amaro – www.sambadenicinha.com

Onde: Casa do Samba (Santo Amaro)
Quando: 30 de setembro, às 16 horas
Quanto: Entrada franca
Contato: 71 3331-9543 / divulgaplataforma@gmail.com
Realização: Plataforma de Lançamento

_