Salvador terá 1ª Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência do Nordeste

Carlos Leal,
15/01/2024 | 19h01
Foto: Reprodução Instagram

No próximo domingo (21) Salvador irá realizar a  1ª Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência, sendo a primeira a acontecer no Nordeste. A concentração será às 12h no Farol da Barra e o evento tem a organização  da ONG Vale PCD e do coletivo Quilombo PCD. Assim como o evento semelhante realizado em 2023  em São Paulo (SP), o objetivo é unir não somente pessoas com algum tipo de deficiência, mas também todas aquelas que apoiam a diversidade.

De acordo com Marcelo Zig, presidente da ONG Quilombo PCD, a realização do evento no Nordeste é de extrema importância, pois de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região apresenta 5,8 milhões de pessoas com deficiência. Marcelo ressalta ainda que ações como essa podem influenciar políticas públicas mais efetivas, citando como exemplo o funcionamento da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

A Parada irá atender de forma segura todos os PCds, com presença de recursos de acessibilidade, a exemplo de áudio-descrição e intérprete de Libras, reforçando a importância da diversidade e da valorização dessas ferramentas em espaços públicos. O evento contará ainda com apresentações artísticas de pessoas com deficiência.