Salvador reforça clima da Copa nos principais pontos da cidade

Serviços
11 de junho de 2014
por Genilson Coutinho

Foto: Max Haack

A menos de 48 horas do início da Copa do Mundo de Futebol da Fifa 2014, Salvador entra cada vez mais no clima da competição esportiva ressaltando aos moradores e visitantes o que tem de melhor: as belezas da cidade. A ação é parte da estratégia de divulgação turística e institucional promovida pela Prefeitura, aproveitando o período em que a capital baiana deverá receber 700 mil visitantes – 70 mil deles estrangeiros.

Quem chega à capital baiana pelo Aeroporto ou Rodoviária já encontra logo nas principais vias de circulação, a exemplo das avenidas Luiz Vianna Filho (Paralela), Juracy Magalhães e Vasco da Gama, mil galhardetes (pequenos banners) com imagens de lugares e pessoas que simbolizam a cidade, como a baiana de aracajé e o Terreiro de Jesus. Além disso, outdoors, busdoors (publicidade em ônibus) e os mobiliários urbanos também estão inclusos na estratégia de divulgação.

Um dos principais cartões-postais, localizado em frente ao Mercado Modelo e à Baía de Todos os Santos, o Elevador Lacerda estará nas cores verde e amarela durante todo o período da Copa, através do sistema de iluminação cênica instalado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Em outros três pontos turísticos bastante visitados – a Praça Municipal, o Dique do Tororó e o Farol da Barra – letreiros com a marca turística de Salvador foram instalados e, a exemplo de cidades como Amsterdã, capital da Holanda, chamam a atenção do público que aproveita para tirar fotos. A peça instalada no Dique do Tororó, em frente à Arena Fonte Nova, por exemplo, há uma homenagem às oito seleções que vão disputar partidas na cidade na primeira fase da competição: Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal; França x Suíça e Bósnia x Irã.

Também no entorno da Arena, foi instalado um painel grafitado na Ladeira da Fonte das Pedras. A pintura foi realizada em um tapume de 24 metros que circunda a área onde havia um posto de gasolina desativado e retirado do local pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para oferecer mais segurança à população.

A arte valoriza cores fortes e vibrantes como o amarelo, vermelho e azul. Os desenhos remetem ao futebol, com destaque para a analogia da tradicional “Ola” das torcidas com o mar. A criação é de um coletivo de artistas plásticos que utilizam a técnica como forma de expressão. Eles preferem se manter no anonimato, assumindo um estilo low profile.

Foto Max Haack