Salvador recebe VIII Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais

Literatura, Música, No Circuito
23 de março de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Genilson Coutinho

Estão abertas as inscrições para o VIII Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais, que será realizado no dia 4 de abril, em Salvador (BA). O tema escolhido para o evento é Políticas de Financiamento à Cultura (no Brasil). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1º de abril, por meio do preenchimento de formulário disponível nesta aqui. Os que participarem de toda a programação receberão certificado.

“Além de debater temas como leis de incentivo e fundos de cultura, o evento abordará pautas como dinâmicas para o mercado, a partir da experiência da Ancine (Agência Nacional do Cinema), e fomento no ambiente digital, como a cena crescente e importante das plataformas de financiamento coletivo. Também falaremos de estratégias para sustentabilidade em longo prazo, com a questão dos endowments e fundos patrimoniais, além de integração federativa e economia solidária”, explica o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Carlos Paiva.

Paiva participará da primeira mesa do ciclo de debates, que terá como tema Situação atual e desafios do financiamento à cultura (no Brasil). Também participarão do debate Luciene Gorgulho (BNDES), Paulo Alcoforado (Ancine) e Paulo Miguez (UFBA), sob coordenação de Albino Rubim (Cult – CNPq).

Na sequência, às 18 horas, será realizada a mesa Alternativas de financiamento à cultura (no Brasil), com a participação de Luana Vilutis (UFBA), Felipe Caruso (Catarse), Ricardo Levisky (Levisky Negócios & Cultura), Karla Martins (Fundação de Cultura Elias Mansour) e Adriano Sampaio (Cult), com coordenação de Renata Rocha (Cult).

Em suas sete edições anteriores, o Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais já trabalhou temas como políticas culturais na Bahia e no Brasil, políticas culturais urbanas, cooperação cultural internacional, formação em cultura e estudos de políticas culturais.

 

O evento é realizado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC, em parceria com o Coletivo de Políticas Culturais do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).

Serviço

VIII Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais

Data: 4 de abril (segunda-feira)

Hora: das 14h30 às 22h

Local: Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III), no Campus de Ondina da UFBA, Salvador (BA)