Salvador recebe segunda marcha do empoderamento crespo

Comportamento, Social
11 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

No próximo domingo (13), às 14h, Salvador vai receber a segunda edição da marcha do empoderamento crespo. Em meio as celebrações do Novembro Negro, o ato vai percorrer as ruas do centro da capital baiana, com  saída do Campo Grande com destino à Praça Castro Alves, em prol da luta contra o racismo e pela valorização do cabelo crespo.

Através da afirmação da estética negra enquanto manifestação política de empoderamento, o movimento pretende discutir as representações negativas do corpo negro e questionar os padrões de beleza, com o objetivo de quebrar paradigmas que ainda existem na sociedade. A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador conta com mais de 13 mil pessoas e tem como objetivo contribuir para a construção de um referencial de valorização e reversão das representações negativas acerca do cabelo crespo.

Centralizada nas redes sociais, a comissão de organização do evento reúne estudantes, militantes, acadêmicas/os e pessoas interessadas na temática, formando um grupo de mobilização em prol da defesa do cabelo crespo como um ato político de resistência.Em sua primeira edição, que  aconteceu dia 07 de novembro de 2015 no bairro do Campo Grande e reuniu mais de 4 mil pessoas nas ruas do centro da capital baiana ecoando o principal grito de afirmação: “Eu tô na rua, é pra lutar, pelo direito do cabelo encrespar!”.

A agenda da programação está disponível na página oficial do movimento no Facebook
e no e-mail – marchadoempoderamentocrespo@gmail.com