Salvador recebe mostra de três curtas-metragens com artistas baianos nesta segunda-feira (23)

Sem categoria
23 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

Nesta segunda-feira (23), às 21h30, será lançado no UCI Orient Shopping Barra os curtas-metragens “Acorda Povão”, “Gotas de Amor no Ócio” e “Isso Não é o Fim”, dirigido por João Gabriel.

O público presente vai poder assistir três curtas com historias bem diferentes e atuais. Entre eles o “Isso Não é o Fim”, rodado em 2011, na cidade de São Paulo.

A película foi selecionada para o Festival do Rio na mostra competitiva da Première Brasil, para o Festival de Toronto de Cinema Brasileiro, premiado no Cine-PE como melhor filme pelo júri da critica e no Festival Guarnicê, onde levou seis prêmios. O filme conta a historia de um homem solitário que trabalha alugando um banheiro para os frequentadores da rua mais underground do país, a Rua Augusta, em São Paulo.

Já o “Gotas de Amor no Ócio” é sobre um poeta solitário que fantasia um encontro com uma amante ideal. E o “Acorda Povão” é um curta-metragem que aborda o cotidiano de uma repórter que vivência a cobertura de crimes trabalhando em um programa jornalístico popular.

Os filmes tiveram diversos técnicos e artistas baianos envolvidos. No total mais de 60 pessoas trabalharam para realização dos curtas com o baixo orçamento em Salvador. “Isso Não é o Fim” contou com 30 pessoas na equipe. No elenco dos filmes Amanda Gracioli, Psit Motta, Claudia Di Moura, Robert Valverde, Antônio Fabio, Ricardo Luedy, Morgana Gomes, Eduardo Chagas, Roberta Alves e Delurdes Moraes. Na produção executiva Pauline Leite. Já  Gurgel Oliveira, Marcelo Magalhães e Tatiana Cavallin assinam a direção de arte e a direção de fotografia fica por conta de Fabio Porcelli e Caca Pavan. Paulo Tiago assina os roteiros.

Os filmes  foram produzidos com recursos próprios e fazem parte de um projeto de produção de curtas-metragens para o mercado de TV e cinema, realizado pelas produtoras Zona Produção e Big Beng Filmes. A proposta de João Gabriel e Gisa Soares, sócia da Big Bang, é produzir nos próximos anos um catálogo de filmes de curtas-metragens, longas e séries para TV, acreditando no potencial de produção baiano. “Temos muitos profissionais talentosos, tenho certeza que a Bahia pode produzir para o mercado nacional”, diz o diretor João Gabriel lembrando que nesse momento o mercado cinematográfico brasileiro anda bem aquecido por conta dos incentivos da ANCINE através do Fundo Setorial, que essa semana anunciou investimento de R$ 400 milhões na produção de cinema e TV, dando grandes oportunidades para produtoras independes estimulando a economia e cultura na área de produção áudio visuais.

João Gabriel já se prepara para sua nova fase de pré-produção do longa-metragem “Travessia”, projeto que foi premiado no edital da Fundação Cultural do Governo da Bahia. As filmagens começam no mês de abril, em Salvador.

Ficha Técnica:

Isso Não é o Fim

Direção: João Gabriel

Diretor de produção: Dudu Lima

Roteirista: João Gabriel e Paulo Tiago

Diretor de fotografia: Fabio Porcelli

Diretor de Arte: Tatiana Cavalin

Elenco: Eduardo Chagas, Roberta Alves,  Delurdes Moraes

Gotas de Amor no Ócio

Direção: João Gabriel

Direção de Fotografia: Caca Pavan

Direção de Produção: Pauline Leite

Direção de Arte: Gurgel Oliveira

Elenco: Paulo Tiago e Morgana Gomes.

Acorda Povão

Direção: João Gabriel

Direção de Fotografia: João Gabriel

Direção de Produção: Pauline Leite

Direção de Arte: Marcelo Magalhães

Elenco: Amanda Gracioli, Psit Motta, Claudia Di Moura, Robert Valverde, Antônio Fabio, Ricardo Luedy e Leny Sampaio.

Figurino: Anngela Zimmermann.

Serviço:

Lançamento dos curtas-metragens “Acorda Povão”, “Gotas de Amor no Ócio” e “Isso Não é o Fim” no UCI Orient Shopping Barra

Data: 23 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 21h30

Local: UCI Orient Shopping Barra (Av. Centenário, s/n, Shopping Barra, Piso L-4 – Barra)

OBS: O Evento será para convidados.