Salvador recebe lançamento do livro “Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia”.

Sem categoria
25 de julho de 2012
por Genilson Coutinho

Fruto de pesquisa desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o livro Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia: a Filologia em diálogo com a Literatura, a História e o Teatro – Volume 1, organizado por Rosa Borges dos Santos e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), tem lançamento marcado para 31 de julho, terça-feira, às 19h30, no PAF III da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento integra a programação do I Congresso Internacional de Estudos Filológicos.

Entre 2006 e 2009, foram selecionados textos teatrais disponíveis em diversos acervos soteropolitanos. Para seus estudos, foi realizada uma sequência com as seguintes atividades: transcrição, pesquisa de fontes em jornais e entrevistas qualitativas. Assim, esta obra apresenta mais do que a análise de textos teatrais: ela contribui com a história do teatro da Bahia e com o estudo dos fatos históricos, sociais e culturais de um determinado período na sociedade baiana.

Edição e estudo de textos teatrais censurados na Bahia está estruturado em quatro capítulos: Filologia e Literatura, de Rosa Borges dos Santos; A edição de textos, de Débora de Souza, Fabiana Correia e Ludmila de Jesus; Do arquivo filológico para a filologia do arquivo, de Arivaldo de Souza, Eduardo Matos e Isabela Almeida; eHistória e Teatro, de Luís César Souza e Williane Corôa.   

Serviço
O quê: Lançamento de Edição e estudos de textos teatrais na Bahia
Quando: 31 de julho de 2012, terça-feira, às 19h30
Onde: PAF III da UFBA (Campus de Ondina, Salvador – Bahia)
Preço especial de lançamento: R$ 20,00