Salvador realiza III Conferência Municipal da Igualdade Racial

Sem categoria
28 de junho de 2013
por Genilson Coutinho

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), promove entre os dias 3 e 5 de julho a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial – Compir no Centro de Convenções da Bahia.

A III Compir tem como tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo – Por uma Salvador Afirmativa” e, como subtemas:

I. Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;

II. Políticas de igualdade racial no município de Salvador: avanços e desafios;

III. Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial;

IV. Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

 

O evento é preparatório para as conferências Estadual (Conepir), a ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto, e a Nacional (Conapir), que acontece de 5 a 7 de novembro deste ano e se configura um importante instrumento para que a sociedade busque reafirmar e ampliar o compromisso governamental com a sociedade soteropolitana, mediante as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade.

 

Foram realizadas nos dias 8, 9, 15 e 26 de junho as pré-conferências em diversas localidades de Salvador com o objetivo de promover a reflexão para o combate ao racismo e retirar os delegados para representar os diversos segmentos da sociedade na Compir.