Comportamento

Social

Salvador perde mais uma casa LGBTQI

Genilson Coutinho,
02/03/2020 | 10h03

A partir do dia 1 de abril, o Espaço Cultural Caras & Bocas, na fomosa Rua Carlos Gomes, no centro de Salvador, fechará as portas por uma decisão do Ministério Público, que informou, na decisão, que a casa não tem condições para funcionamento, e para que possa funcionar deverá passar por adequações que, para as empresárias Rosy Silva e Alessandra Leitte, são custos altos para elas.
Vale ressaltar que a casa, desde o início do seu funcionamento, sofreu diversos ataques de um provável morador, que até a presente data não foi localizado para pagar pelos prejuízos causados às empresárias.
Enquanto o Ministério Público deu parecer favorável ao condomínio, até hoje o processo movido pelo Bar continua engavetado e sem solução.
As empresárias ainda não decidiram o que irão fazer.

As empresárias Rosy Silva e Alessandra Leitte usaram conta no instagram para informa sobre a situação . (Veja abaixo)

Amigas, amigos,manas, minas,monas e todxs que tem nos acompanhado e acreditado em nosso sonho com o espaço Cultural Bar Caras&Bocas como um lugar de crescimento, troca e afeto da comunidade LGBTQI+. Com muita tristeza vamos Publicitar o FECHAMENTO.
Aí está a sentença batida pelo MP.
O mandanto vem de lá.
perdemos a ação que o prédio que nós atacou.
com alegações que causavamos poluição sonora e perturbação da ordem. O mesmo prédio que durante 14 vezes jogaram pedras.
A NOSSA AÇÃO CONTRA O CONDOMÍNIO TÁ PARADA, JÁ DELES CONTRA O ESPAÇO, ANDOU MUITO MAIS RÁPIDO. A casa tem padrões que não entra dentro das normas da sucom. Saída de emergência e assesibilidade. Este caso já vem rolando no MP a quase 1e 6 meses, E agora diante não poder, e não querer que isso se torne um PROCESSO INDENIZATÓRIO AOS MORADORES, foi consetido a decisão em comum acordo, entre o caras e bocas e MP. Vamos seguindo, na certeza que as 14 vezes de pedradas, os socos que recebemos e garrafadas, não vai nós fazer desistir. Lutei, chorei e fiquei com dores psicológicas profundas neste 2 anos e 3 meses, mas resistir até o último recurso. Agora estamos desempregadas, e estamos na estatística do atual governo. Pois mesmo sendo vítimas, nós tornamos rêu de um processo, e perdemos por incomodar uma classe LGBTFOBICA, RACISTA que nós perseguem e nós mata todos os dias. Nosso sonhos, vidas e projetos.
mostrei e tornei um bar em um espaço cultural, tivemos ações, ocupações de todas as vertentes. E mostramos que podemos sim, fazer cultura e arte em um mesmo ambiente, é só querer. Fizemos bazar, lançamento de livros, concursos, de tudo um pouco. Se estou triste? Sim! Arrasada por dentro.
Mas quem nós conhece sabe que não vamos desistir. O que vamos fazer? Sem rumo ainda.
Só sei que agradeço a cada artistas e coletivos que se apresentou na casa, a cada cliente que esteve presente. Vamos seguindo o caras & bocas tem 16 anos, e não se morre com tanta força na flor da idade.Obrigada a todxs que nós ajudaram. Vamos seguindo na certeza que não perdi, só vou cair pra ter forças e coragem pra me levantar.
Obrigada!!! Atenciosamente, @rosysilva.merepresenta e @alexsandraleitteoficial