Salvador ganha nesta sexta-feira (12) , Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT

Notícias
12 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho

imagem

No mês da diversidade em 2014, uma das novidades em Salvador é o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Bahia que será inaugururado nesta sexta-feira (12), ás 19h . O centro  criado pelos militantes Keila Simpson e Vinicius Alves. A proposta é ser um espaço de acolhimento, atendimento e encaminhamentos de demandas da comunidade LGBT, atendendo a vítimas de violação de direitos humanos, bem como a seus amigos e familiares.

No Centro também se pretende realizar promoção de ações afirmativas da cidadania LGBT, além de abrir espaço para articulação e apoio dos comitês de enfrentamento a homolesbotransfobia. Segundo consta no projeto, os objetivos são desenvolver ações que combatam a discriminação e a violência contra pessoas LGBT, realizar a formação de profissionais para promoção de uma cultura de respeito à diversidade sexual, acompanhar e monitorar os dados da violência homofóbica no estado da Bahia, além de idealizar e promover ações da cidadania por meio de diversas linguagens socioculturais.

centro

Confira abaixo as atribuições do Centro:

– Oferecer serviço de apoio jurídico e psicossocial para vitimas de violência Homolesbotransfóbica;

– Realizar ações de promoção dos Direitos Humanos e da cidadania LGBT, como oficinas, palestras, seminários e outros;

– Oferecer apoio técnico, material e logístico para o funcionamento dos Comitês de Enfrentamento à Homolesbotransfobia no estado da Bahia;

– Auxiliar e/ou fomentar que organismos executores da política LGBT nos estados, Distrito Federal e municípios produzam relatórios periódicos acerca da violência homolesbotransfóbica;

– Articular a rede assistencial para o acolhimento da população LGBT no estado da Bahia;

– Monitorar denúncias provenientes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos dentro da sua área de atuação; ações de sociabilidade e inclusão da população LGBT no estado da Bahia.

O lançamento acontece no dia XXX. Veja programação:

13h às 18h – Feira de Serviços

19h – Ato de lançamento

20h – Festa comemorativa

O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT funciona na Rua Almirante Barroso, nº 8 A, Rio Vermelho, próximo à quadra de esportes da praia da Paciência. O telefone é (71) 3565 9785.