Salvador ganha 1º Centro de Referência em Direitos Humanos nesta sexta-feira (6)

Sem categoria
6 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia – GAPA-BA e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República inaugura, nesta sexta (06 de setembro), o 1º Centro de Referência em Direitos Humanos de Salvador. O evento de inauguração, que acontece hoje às 14:30h na sede da instituição, contará com as presenças do presidente do GAPA-BA, Harley Henriques do Nascimento e da Ministra Maria do Rosário.

O QUE É?

O Centro de Referência em Direitos Humanos de Salvador objetiva mobilizar todos os atores locais e comunidades envolvidas, direta ou indiretamente, com a promoção e defesa dos Direitos Humanos, a fim de gerar conhecimento, propor políticas públicas e desenvolver ações de modo a orientar a população, sobretudo os grupos em situação de vulnerabilidade social, na exigência e defesa dos seus direitos.

QUEM ATUA NO CRDH?

Equipe especializada em atendimento jurídico, social e psicológico. Além dos/as Articuladores/as Sociais – pessoas da comunidade, vinculadas ao CRDH, que participaram de formação em Direitos Humanos.

àQUAIS SERVIÇOS SÃO OFERECIDOS?

■         Recebimento, acompanhamento e encaminhamento de denúncias sobre violação de Direitos Humanos;

■         Prestação de serviços de assistência, orientação, encaminhamento e acompanhamento jurídico, social e psicológico;

■         Facilitação no acesso aos documentos civis básicos, por meio da distribuição dos formulários necessários, da informação ao cidadão/cidadã quanto aos locais e horários de funcionamento dos órgãos responsáveis;

■         Organização e facilitação de oficinas e palestras;

■         Formação e capacitação em Direitos Humanos e Cidadania de lideranças locais, agentes públicos e estudantes;

■         Mediação e Conciliação de conflitos;

 ■         Participação em espaços de proposição e monitoramento de projetos locais e políticas públicas.

àQUEM É O PÚBLICO DO CRDH?

Toda e qualquer pessoa. São exemplos os diversos grupos e situações atendidas pelo CRDH de Salvador: a comunidade LGBT; as pessoas em situação de rua; crianças; adolescentes e idosos; as mulheres vítimas de violência e preconceito; as vítimas de intolerância religiosa; de preconceito étnico-racial; e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social/econômica.

Endereço: Rua Ribeiro dos Santos, nº45, Carmo/Santo Antônio

Tel.: 3241.1428/3241.3831

E-mail: crdhsalvador@yahoo.com.br

Horários de Funcionamento:

Segunda à sexta-feira: 13:00 às 17:00

Quarta-feira: 09:00 às 13:00

Realização: GAPA e SDH