Salvador é uma das cinco cidades do Nordeste a sediar projeto Cinema de Arte

Cinema
4 de março de 2015
por Genilson Coutinho

 

Foto: Genilson Coutinho/Dois Terços

O Shopping Bela Vista recebe, a partir da próxima quinta-feira (05), o Projeto Cinema de Arte. Apoiado pela rede Cinépolis, maior operadora de cinemas da América Latina, o projeto será lançado, simultaneamente, em cinco cidades do nordeste.

Além de estimular a diversidade e a abertura para novos conteúdos e formas estéticas, o projeto Cinema de Arte aproxima o público de filmes que, tradicionalmente, são exibidos em circuitos alternativos. Inicialmente, a ação chega às cidades de Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e João Pessoa. Depois, a previsão de que seja expandida para a região Norte e para a programação nacional.

A iniciativa atende a uma potencial exigência dos espectadores e do mercado. Cada vez mais, produções fílmicas alternativas ou centradas em circuitos não comerciais são solicitadas pelo grande público, frequentador dos complexos de shoppings do país. O projeto, pioneiro e inovador, além de contribuir para a fidelização dos espectadores, favorece a formação de público e a visibilidade de produções fílmicas com menor apelo comercial.

O projeto surgiu em 1963, idealizada pelo cineclubista Darcy Costa e Luiz Severiano Ribeiro. Desde 1981, é coordenado pelo jornalista e crítico de cinema cearense Pedro Martins Freire. Formado em jornalismo, cinema e filosofia, Freire é crítico de cinema há 33 anos.