Arte e Exposições

No Circuito

Salvador é a primeira cidade do Nordeste a receber a exposição Senna Emotion

Redação,
08/10/2015 | 10h10

Pela primeira vez no Nordeste, a mostra itinerante Senna Emotion, a maior sobre a trajetória pessoal e profissional do tricampeão mundial de Fórmula 1, estará aberta ao público no Shopping da Bahia, em Salvador, a partir do próximo dia 9 de outubro e segue até 8 de novembro. Com cerca de 240 metros quadrados, a exposição é gratuita e proporcionará ao público baiano a chance de conferir de perto itens originais do acervo da família. Sucesso pelas cidades em que passou neste ano, a mostra reuniu no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e em Brasília mais de 73 mil fãs que puderam conferir de perto as atrações da Senna Emotion, que está dividida em três áreas temáticas: Valores de um Campeão, O Mito da Fórmula 1 e Ayrton Senna do Brasil.

Pelas etapas, o público será convidado a mergulhar numa viagem repleta de experiências multissensoriais, que estão gerando grande repercussão entre os fãs desde a estreia da mostra em 2015, em maio, no Rio. “Para o Shopping da Bahia é uma honra receber uma mostra que reúne objetos e itens que ajudaram a construir a história de um grande homem que sempre se orgulhou em representar o Brasil. Os fãs da ‘Boa Terra’ não podem perder a chance de conhecer esta mostra exclusiva sobre Ayrton Senna”, destaca o superintendente do Shopping da Bahia Sérgio Magalhães.

De acordo com Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna e sobrinha do tricampeão, a exposição reúne parte valiosa da memória da carreira de um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. “Essa é a primeira vez em que levaremos uma exposição do Ayrton para o Nordeste, onde sabemos que ele tem muitos fãs. As atrações são bem interativas, proporcionam uma experiência lúdica ao público e informação para gerações mais novas que não acompanharam a trajetória do Ayrton”, afirma.

Toda a mostra é inspirada na lógica dos ambientes inteligentes, que possuem forte capacidade de criar empatia com o público. “A linguagem interativa é interessante para exposições temáticas, de modo que as informações transmitidas através da experiência sejam mais atraentes, divertidas e mais bem compreendidas pelo público”, afirma Karina Israel, Diretora Executiva da YDreams Brasil, empresa responsável pela produção da mostra.

Nas primeiras exposições ao público, uma das áreas que fez mais sucesso foi justamente a experiência interativa com óculos de realidade virtual. Nesta sala, é possível experimentar uma solução interativa e inédita: com óculos de realidade virtual, o visitante é convidado a sentar na posição do piloto e acompanhar o campeão numa volta na pista de Interlagos, com direito a comentários do ídolo sobre cada ponto do circuito. “É uma experiência única. A procura foi tão alta no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, que aumentamos os lugares disponíveis para esta parte da mostra em Brasília, com mais óculos e cadeiras e a repercussão dos visitantes foi ótima. Muitos deles disseram que realmente se sentiam dentro de em um carro de F1 e ficaram em êxtase com uma volta narrada pelo Ayrton. Por isso mantivemos essa área com bastante espaço em Salvador”, diz Bianca.

Valores de um Campeão

Na área ‘Valores de um Campeão’, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Ayrton ‘família’. O apoio em casa sempre foi fundamental para o sucesso do campeão. Ainda criança, aos 4 anos, ele recebeu o primeiro kart do pai, e desde então se apaixonou pela velocidade. Com esse incentivo, construiu sua trajetória baseando-se em seus valores, como determinação, perfeição, dedicação, superação e orgulho de ser brasileiro.

Os clientes do Shopping da Bahia poderão ver as imagens da infância e momentos em família, além de ver e fazer fotos junto à réplica do primeiro kart do piloto. Um álbum digital e interativo conta histórias com imagens da época. Por fim, há uma seleção de miniaturas dos carros de F1 e suas escuderias.

O mito da Fórmula 1

Já na área ‘O mito da Fórmula 1’, o visitante poderá perceber como sua dedicação fez uma brincadeira de criança perpetuar-se em todas as modalidades por que passou. Trata-se de um ambiente imersivo que apresenta o Ayrton Senna como piloto, por meio de uma projeção mapeada na parede. Em sequência, os visitantes poderão interagir com uma projeção para descobrir, através de depoimentos, o que pensavam sobre Senna seus amigos, rivais e profissionais do automobilismo.

Em uma vitrine interativa haverá objetos pessoais que faziam parte do dia a dia do piloto, todos originais e exclusivos da exposição. Através de uma tela será possível descobrir detalhes de cada uma das 41 vitórias de Senna na F1, seja nas curvas, nas comunicações do rádio e na vibração em cada comemoração. No centro da sala será exibido o troféu que é considerado um dos mais importantes da carreira de Ayrton, o do GP do Brasil de 1991, em uma corrida histórica recheada de desafios e emoções. Um vídeo vai relembrar este momento, em que Senna precisou levar a McLaren até o fim apenas com a sexta marcha.

Ayrton Senna do Brasil

E na área ‘Ayrton Senna do Brasil’, o visitante poderá ver a relação de amor, admiração e de retribuição ao povo brasileiro. Neste espaço será exibida uma das maiores atrações da exposição: através da tecnologia de ‘Vídeo Mapping’, um carro cenográfico ganha as formas de todas as máquinas que Senna eternizou na Fórmula 1. Com apenas um toque, o visitante acionará um show audiovisual que simula imagens das quatro escuderias em que correu: Toleman, Lotus, McLaren e Williams. O público também poderá apreciar uma mostra de objetos, dentre eles o capacete com o qual Senna foi tricampeão no Circuito de Suzuka, no Japão, em 1991, integrado num ambiente holográfico. Além de tudo, o visitante ainda poderá, através de uma solução de realidade aumentada, fazer uma foto com o troféu do GP do Brasil e depois receber em seu e-mail. O documentário SENNA será exibido na integra num espaço reservado para os fãs.

A mostra em Salvador será a última realizada ainda neste ano. Idealizada e desenvolvida pela YDreams Brasil, empresa internacional especializada em tecnologia interativa, e realizada em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a exposição Senna Emotion foi produzida com recursos da Lei Rouanet, através do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio oficial de Drogaria São Paulo, Itaú e Shopping da Bahia.

Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna trabalha há mais de 20 anos na melhoria da educação pública do Brasil, pois acredita que o futuro do País começa hoje na escola. A organização defende que todas as crianças e jovens tenham direito à educação integral, que os prepara para os desafios do Século 21. E, para concretizar este objetivo, pesquisa e produz novos conhecimentos em pedagogia, gestão educacional e avaliação e articulação e os transforma em soluções educacionais inovadoras que são levadas para as redes públicas, nos ensinos fundamental e médio, em larga escala. Anualmente, beneficia 1,8 milhão de estudantes e forma 65 mil educadores em cerca de 700 municípios de 19 Estados de todas as regiões do Brasil. O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que nasceu do desejo do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna de proporcionar a crianças e jovens do Brasil a oportunidade de se desenvolverem plenamente e poderem traçar um futuro de sucesso. www.institutoayrtonsenna.org.br.

YDreams Brasil

A YDreams Brasil é uma Agência de Tecnologia e Design com foco em inovação que atua como parceria – estratégica e de execução – de empresas e marcas na condução de seus negócios na nova realidade Pós-Digital. Com atuação internacional desde o ano 2000, com cerca de 900 projetos em mais de 30 países, o grupo YDreams vem redefinindo o conceito de interatividade no aquecido mercado das tecnologias interativas. O resultado são projetos inovadores como lojas conceito, stands corporativos tecnológicos, museus interativos, exposições imersivas, publicidade interativa em cinema e espetáculos, expositores sensoriais para varejo e brand experience para eventos.

Serviço:

O que: EXPOSIÇÃO SENNA EMOTION

Onde: Shopping da Bahia- Av. Tancredo Neves, 148, Caminho das Árvores – Salvador

Quando: 9 de outubro a 8 de novembro. Segunda a Sábado: 9h às 22h / Domingo: 12h às 21h

Entrada franca